A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP – vai promover, no dia 26 de maio, um curso exclusivo sobre Suporte Avançado de Vida em Insuficiência Cardíaca (SAVIC), para médicos, acadêmicos do curso de Medicina (6° ano) e enfermeiros formados.

Apesar da introdução de melhorias no manuseio dos pacientes com insuficiência cardíaca, a descompensação continua ocorrendo em grande número e é importante causa de morbidade e mortalidade no país. A mortalidade intra-hospitalar e o custo de internação são igualmente significativos. Boa parte disso se deve à diversidade de condutas e pela falta de padronização dos procedimentos. Sistematizar procedimentos é uma das formas mais eficazes de melhorar o manuseio de uma doença e este é o objetivo do Suporte Avançado de Vida em Insuficiência Cardíaca (SAVIC).

O curso terá duração de 6 horas, mesclando aula conceitual, estações de treinamento e discussão de casos, sempre focando o diagnóstico e o tratamento de casos simples aos mais complexos. A parte prática é realizada com uso de manequins, material e simulação e realização de tutoriais com casos reais, divididos de acordo com as fases de atendimento da Insuficiência Cardíaca, durante a internação e possuem abordagens e objetivos específicos.

O curso inclui um livro com metodologia didática, algoritmos e linguagem acessível para profissionais de diferentes níveis.

Tópicos abordados no SAVIC

Insuficiência Cardíaca

Classificação Clínica Hemodinâmica

Fases: da internação à alta

Aspectos úteis para minimizar a reinternação

Arritmias no paciente com Insuficiência Cardíaca

Choque Cardiogênico

Edema Agudo de Pulmão

Parada Cardíaca no paciente com disfunção ventricular

Manejo de diuréticos e outras drogas via oral e EV

Manejo de inotrópicos

Manejo de vasodilatadores

Síndrome Cadiorrenal

Anemia

Otimização do tratamento ambulatorial

SOCESP | Suporte Avançado de Vida em Insuficiência Cardíaca (SAVIC)

Data: 26 de maio de 2012

Horário: das 08h às 16h

Local: Centro de Treinamento em Emergências Cardiovasculares SOCESP

Endereço: Av. Paulista, 2073, Edifício Horsa I, 15º andar, sala 1510

Inscrições: www.socespemergencia.com.br

Investimento: Sócios – R$ 550,00/ Não-sócios – R$ 650,00

Informações sobre o curso: [email protected] ou (11) 3179-0044