A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP – promove no dia 27 de maio, em Campinas, uma campanha de alerta contra o cigarro eletrônico, em virtude do Dia Mundial Sem Tabaco (comemorado em 31/05). Apesar de ser proibido pela ANVISA no Brasil, o cigarro eletrônico pode ser encontrado facilmente. A comunicação do produto é voltada totalmente para o público jovem, com formatos diferenciados, coloridos e sabores de frutas. O aparelho funciona a bateria e pode ser carregado em tomadas ou até mesmo em computadores e tablets via USB.
O problema é que a nicotina, que vicia, permanece no produto eletrônico, assim como no convencional. Estudos têm mostrado a presença de metais pesados nestes aparelhos, como estanho e sílica, além de substâncias tóxicas encontradas em líquidos anti-congelamento. Não existem estudos de segurança que permitam o seu uso. O fumante estará inalando novas substâncias que não sabemos ser mais aceleradoras de outros tipos de cânceres.
Os cardiologistas alertam que o cigarro eletrônico tem sido a ‘porta’ de entrada dos jovens para o cigarro convencional. Os pais e educadores devem ficar atentos e alertá-los.
A SOCESP cobrará das autoridades que intensifique a fiscalização do produto que é proibido pela ANVISA e que o Governo Federal regulamente a lei sancionada em dezembro de 2011. O Ministério da Saúde criou um grupo de trabalho, mas nunca apresentou a conclusão. Ainda que a lei tenha dispositivos autoaplicáveis, do ponto de vista de sua eficácia, a falta do decreto regulamentador é extremamente nociva.
A entidade apoia a campanha da Organização Mundial da Saúde que sugere uma maior cobrança de impostos nos produtos tabagistas. Estudos apontam que um aumento de 10% no preço do cigarro pode reduzir em até 5% o consumo.
SERVIÇO:
Dia Mundial Sem Tabaco – Campinas
Local: PUC Campinas – Rod. Dom Pedro, km 136. Parque das Universidades
Data: 27 de maio
Horário: das 9h às 16h
Ações: Informações aos tabagistas sobre os malefícios do cigarro e estratégias para ele parar de fumar