Atividades antecedem o Congresso de Cardiologia deste ano
Por ocasião da 28ª edição do Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOCERJ), a instituição organiza no dia 3 de agosto, quarta-feira, três encontros voltados não apenas para cardiologistas, mas também para clínicos gerais e geriatras, os Cursos de Imersão em Arritmias e em Imagem Cardíaca, além da Jornada de Cardiogeriatria. As atividades acontecem no Hotel InterContinental Rio, em São Conrado, a partir das 9h, mesmo local onde ocorre o Congresso de Cardiologia da SOCERJ entre os dias 4 e 6 de agosto.
Os encontros pré-congresso têm como objetivo integrar profissionais de especialidades correlatas à Cardiologia e proporcionar aos congressistas maior interação com os diferentes departamentos que integram a Sociedade. As atividades serão divididas em seis módulos. Em cada um deles, palestrantes de diferentes estados e instituições vão debater e esclarecer dúvidas frequentes, analisar casos clínicos e discutir o que há de mais atual em termos de tratamentos.
Destacam-se no Curso de Imersão em Arritmia os temas: palpitações paroxísticas, taquicardia ventricular, morte súbita, fibrilação atrial e síncope; no curso de Cardiologia: angiotomografia, ressonância magnética e ecocardiograma; e na Jornada de Cardiogeriatria assuntos como fibrilação atrial, atividade física e medicamentos.
Inscrições e mais informações pelo site www.socerj.org.br
Programação:
Curso de Imersão em Arritmias – de 9h a 18h15min
O paciente com arritmias cardíacas no consultório do cardiologista
Taquicardia ventricular e morte súbita
Síncope
Fribrilação atrial
Dispositivos implantáveis no paciente com insuficiência cardíaca
Dúvidas frequentes no manejo de pacientes com dispositivos implantáveis
Curso de Imersão em Imagem Cardíaca – de 9h a 13h15min
Debate com especialistas: Angiotomografia e Ressonância
Ecocardiografia
Ressonância magnética e estratificação de risco
Jornada de Cardiogeriatria – de 9h a 16h30
Mesa redonda – Cardiogeriatria em debate
Colóquio: desafio em idosos. Síncope, delirium, distúrbios do sono e dor
Implicações cardiológicas de medicamentos comumente usados em idosos (antidepressivos, antiparkinsonianos, anticolinesterásicos, anticolinérgicos)
Caso clínico: fibrilação atrial no idoso no mundo real