O governo de São Paulo vai repassar ao Santa Marcelina de Itaquera, maior hospital público da zona leste da capital, R$ 25,6 milhões extras em 2014. É o que prevê convênio entre a Secretaria da Saúde do estado e a instituição filantrópica. O valor faz parte do novo programa estadual de auxílio às santas casas e hospitais filantrópicos.

Pelo programa, o Santa Marcelina irá se consolidar como referência em atendimentos de alta complexidade para os municípios que compõem a região metropolitana de São Paulo. Além do incentivo financeiro, o hospital continuará recebendo mensalmente R$ 1,3 milhão por meio do Programa Pró-Santas Casas.

Para definir os novos valores, a pasta classificou as santas casas em três tipos: “hospitais estruturantes”, referência em atendimentos complexos, como cirurgias cardiovasculares e torácica, hemodiálise e neurocirurgias; ?hospitais estratégicos?, de médio porte, responsáveis pela média complexidade; e ?hospitais de apoio?, que são os de pequeno porte.

?Os recursos adicionais serão de suma importância para que o Santa Marcelina tenha totais condições de absorver a demanda e prestar assistência de qualidade aos usuários”, disse o secretário da Saúde do governo paulista, David Uip. Santas casas e hospitais filantrópicos respondem por metade dos atendimentos realizados aos pacientes do SUS no estado.

* com informações da assessoria de imprensa do governo de São Paulo