O novo sistema implantado pelo governo do Estado de São Paulo para agilizar e facilitar a realização de perícias médicas realizou, em oito meses, mais de 120 mil vistorias. O modelo foi implantado em 1º de abril de 2013 na cidade de Bauru e, depois, expandido para outros 60 municípios.
O programa é uma parceria do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) com o Departamento de Perícias Médicas do Estado (DPME), ambos vinculados à Secretaria de Estado da Gestão Pública. O sistema já conta com 81 clínicas parceiras no Estado, cerca de 200 profissionais médicos e uma estrutura de mais de 300 colaboradores nas equipes.
Pesquisa realizada pelo Iamspe mostra que 90% dos servidores aprovam o novo sistema de perícias. O levantamento ouviu 1.904 servidores entre setembro e outubro. Latif Abrão Junior, superintendente do Iamspe, diz que o tempo médio entre o agendamento e a publicação no Diário Oficial do Estado caiu para 15 dias.
Pelo novo sistema, é possível emitir o laudo da perícia em até 15 dias a partir da solicitação dos departamentos de Recursos Humanos das diversas Secretarias, autarquias e outros órgãos ligados ao governo. Antes, esses resultados levavam mais tempo e, em muitos casos, os servidores precisavam se deslocar por grandes distâncias para fazer a perícia.
A partir da solicitação do servidor, o setor de RH ao qual ele está ligado aciona uma central informatizada. Em até três dias, a central entra em contato com o servidor informando data, hora e local da perícia, que é agendada em um prazo de até sete dias após o pedido do setor de RH na clínica conveniada mais próxima. O resultado da avaliação é publicado em até duas semanas.
O novo sistema atende a todos os servidores do estado de São Paulo.