Quem já foi hospitalizado sabe que, além lidar com medicamentos, internação, dores e procedimentos médicos, a comida servida durante o tratamento é mais um desafio tanto para os pacientes quanto para o hospital. Diante disso, o Hospital das Nações, de Curitiba-PR, se propôs humanizar o cardápio hospitalar, tornando a experiência do paciente positiva, e, para isso, contou com a ajuda da solução Tasy, da Philips.
Por meio do Tasy, foi possível incluir as particularidades alimentares de cada paciente, como preferências ou alergias, no Mapa de Dietas do sistema. De acordo com a gerente de Nutrição, Thalita Paula Toso, desde que ressalvadas as necessidades terapêuticas prescritas pelo médico; o Nutricionista pergunta ao paciente se há preferências em relação cardápio. “Alguns preferem pão integral, outros frutas específicas, gostam de gelatina ou não e assim por diante”, relata. “O direito de escolha deixa os pacientes mais felizes e consequentemente mais acessíveis ao cardápio tão necessário para a sua recuperação completa”, sinaliza a especialista.
A logística da atividade também foi aprimorada após a implementação da melhoria no hospital. Antes da inclusão das informações no Sistema Tasy, as copeiras usavam um formulário paralelo, manual, que tinha de ser atualizado diariamente. Os processos manuais e o retrabalho iam contra as principais premissas de qualidade e segurança ao paciente. Além disso, com as informações disponíveis no prontuário eletrônico do paciente, se houver reinternação, o Nutricionista será alertado sobre as preferências do paciente. Com o registro histórico de todas as informações no sistema é simples individualizar preferências e avisar ao Nutricionista sobre o cardápio preferido pelo paciente dentro das recomendações terapêuticas prescritas pelo médico.
Sobre a Royal Philips
A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA) é uma empresa líder em tecnologia de saúde concentrada na melhoraria da saúde das pessoas, permitindo melhores resultados por meio da continuidade em prevenção e vida saudável, para diagnóstico, tratamento e atendimento domiciliar. A Philips utiliza tecnologia avançada e profundas percepções dos clientes para oferecer soluções integradas. A empresa é líder em diagnóstico por imagem, tratamento guiado por imagem, informações de saúde e acompanhamento do paciente, bem como na saúde e atendimento domiciliar dos clientes. Com sede nos Países Baixos, o portfólio de tecnologia em saúde da Philips gerou em 2015 um faturamento de EUR 16,8 bilhões e emprega aproximadamente 69.000 funcionários em vendas e serviços, em mais de 100 países. Informações sobre a Philips podem ser obtidas em: www.philips.com/newscenter.