Device, desenvolvido pelo Grupo UniHealth Logística Hospitalar, está alinhado à perspectiva da logística hospitalar 4.0, otimizando o atendimento de profissionais de saúde em prol do paciente.
No mês em que se celebram ações pela segurança do paciente, data instituída pelo Ministério da Saúde há alguns anos, o Grupo UniHealth Logística Hospitalar anuncia o lançamento do primeiro sistema beira-leito 100% mobile, agregando todas as informações dos pacientes no dispositivo de identificação e monitoramento e administração de medicamentos da enfermagem. O objetivo é consolidar o acesso, input e controle das informações durante o período de internação, com ganhos para todos os envolvidos no atendimento.
A tecnologia foi desenvolvida a partir da necessidade da confirmação da administração dos medicamentos em tempo real, a fim de garantir a rastreabilidade dos produtos dispensados aos pacientes, e evolui para abranger os gaps de informação dos cuidados e procedimentos de enfermagem administrados aos pacientes. Esses gaps, identificados durante a administração dos medicamentos ao paciente no beira leito, compreendem desde aferições básicas de dados vitais do paciente até registros de procedimentos da enfermagem. “São informações que nos permitem enxergar, por exemplo, necessidade de alterações de receitas, interações, alergias, complicações e tantos outros fatores que podem mudar dentro da evolução do doente e que costumam se perder entre as trocas de plantões e notificações de prontuário realizados posteriormente”, relata Mayuli Fonseca, diretora de novos negócios do Grupo UniHealth.
Diferentemente dos atuais sistemas existentes, com informações básicas de identificação do paciente, e muitos dos quais ainda dependentes do deslocamento de um computador até o beira-leito, o novo dispositivo coloca na palma da mão da enfermagem, via plataforma mobile, todos os dados do paciente, como queixas de dor, pressão arterial, pulso, temperatura, trocas de curativo, remoção de pontos, frequência de respiração, aferição de dextro, aferição débito em dreno, banho matinal, etc.
“Se você pensar que em média cada da auxiliar de enfermagem é responsável por até 6 pacientes e cada enfermeira(o) por até 10, tendo de dividir ou carregar os computadores, realizar atendimentos de emergência, passagens de plantões, e que nem sempre as informações estão disponíveis em tempo real ou são de fácil acesso, fica claro o quanto o novo sistema enriquece o atendimento e a segurança de dados tanto para o profissional quanto para o paciente”, contextualiza Mayuli
Com manuseio didático e intuitivo, para além da rotina do paciente, ele ainda permite consultar os dados do paciente e justificar uma dose de medicamento não administrada e seu motivo, como suspensão em prescrição, avaria, entre outros.
O sistema funciona de forma transparente com os ERP já integrados com o Unilog WF e com o HIS (Hospital Information System), de desenvolvimento o Grupo UniHealth, transferindo todas as informações diretamente ao prontuário do paciente. “Essa integração garante ao paciente uma qualidade sem precedentes no atendimento”, reforça a diretora.
“O beira-leito vem para proporcionar mais foco e tempo para cuidar do paciente, com mais tranquilidade para os profissionais de saúde, e consequentemente, mais segurança e resultados de alta perfomance para as instituições”, conclui Mauyli Fonseca.
Se faz importante ressaltar que, no cenário geral, o registro assistencial correto promove uma conta hospitalar limpa, reduzindo os tempos de faturamento e de auditoria, evitando glosas e garantindo o recebimento da fonte pagadora no menor prazo.