O Hospital Sírio-Libanês é uma das cinco instituições mais inovadoras de saúde do Brasil, de acordo com a 9ª edição do Prêmio Valor Inovação Brasil. A pesquisa avalia as práticas de inovação das empresas que atuam no Brasil em 23 atividades econômicas. A elaboração do ranking se baseia em cinco pilares da cadeia de inovação: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos, avaliação do mercado e geração de conhecimento.

O reconhecimento do Sírio-Libanês respalda diversas iniciativas do hospital nessa frente, como Alma Sírio-Libanês, vertical de inovação, tecnologia de dados, serviços digitais, segurança cibernética, investimentos em startups e em metodologias para transformar a saúde no país. A vertical Alma Sírio-Libanês trabalha na construção de produtos e soluções, testados internamente depois aplicados em outras instituições, como o Sofya – que, por meio de uma plataforma de voz e inteligência artificial revoluciona o modelo de documentação clínica. O Sofya ajuda profissionais de saúde oferecendo maior rapidez e acurácia na entrada de dados que pode alcançar até 40% de redução de tempo na entrada de dados.

Outra iniciativa contemplada nesse reconhecimento foi a criação do primeiro data lake de integridade e análise de dados em saúde privada na América Latina. Batizado de HealthLake, o projeto, idealizado em parceria com a AWS, é uma iniciativa pioneira que possibilita uma melhor análise das tendências em saúde populacional, amplia oportunidades em intervenções de saúde e potencializa o Open Health. A operação faz parte da Alma Sírio-Libanês, que hoje possui 70 startups em funil de inovação para serem encubadas. “Esse reconhecimento chega ao Sírio-Libanês quando nossas iniciativas na área de inovação estão em ebulição, balizando nosso trabalho nessa frente e nos ajudando a criar uma saúde mais funcional e preditiva, colaborativa e com maior entrega pertinente de assistência, ampliando nossa missão de fomentar aos nossos pacientes uma vida plena e digna”, ressalta Paulo Nigro, CEO do Sírio-Libanês.