Controlar a dor é um dos principais desafios enfrentados por profissionais de saúde que visam proporcionar bem-estar e qualidade de vida ao paciente. Em busca de apresentar novas tecnologias e debater a prevenção das dores de difícil controle, o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) realiza, no próximo dia 12 de abril, o 4.º Simpósio de Dor para Enfermagem. O objetivo do evento é contribuir para o desenvolvimento da prestação de serviços de excelência nos hospitais, por meio de práticas seguras na atenção à saúde.
O Simpósio, coordenado pelas enfermeiras Helen Maria Benito Scapolan, Dayse Maioli Garcia e Mariana Bucci Sanches – todas profissionais do Hospital Sírio-Libanês – é direcionado a enfermeiros (e equipe), acadêmicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos e fonoaudiólogos. As inscrições estão abertas, com vagas limitadas.
Segundo Dayse Maioli, o grande desafio das equipes de enfermagem é realizar uma avaliação criteriosa dos sintomas e conseguir identificar a dor antes que o próprio paciente se manifeste.“É primordial que a equipe de saúde conheça os efeitos danosos da permanência da dor aguda, crônica ou disfuncional e assuma a responsabilidade pelo seu controle. Ou, ao menos, pelo seu alívio. O profissional precisa trabalhar de forma proativa, com eficiência e no menor tempo possível”, explica.
O conteúdo também traz uma abordagem sobre a medida de humanização no tratamento de pacientes. “Além dos cuidados técnicos, nós precisamos lidar com aspectos espirituais, relacionamento com a família e interação com toda a equipe multiprofissional. É fundamental trabalhar essas competências para promoção de um tratamento único e integrado”, avalia a enfermeira Mariana Bucci.
Pós-graduação
O aprendizado relacionado ao combate à dor também faz parte do programa de Pós-Graduação do IEP/HSL. Um dos 14 cursos oferecidos, com o tema “Aperfeiçoamento em Cuidados aos Pacientes com Dor”, combina teoria e prática no desenvolvimento de competências de profissionais de saúde em busca de novas abordagens no combate às dores aguda e crônica. O programa, que tem início em março e está com as inscrições abertas, também traz em sua programação o tratamento de pacientes com câncer e cuidados paliativos.
Os coordenadores são o Prof. Dr. Manoel Jacobsen Teixeira e os Drs. João Valverde Filho e Carlos Eduardo Altieri.
Evento: Simpósio de Dor para Enfermagem
Data: 12/04/2014
Local: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Endereço: Rua Coronel Nicolau dos Santos, 69 – São Paulo
Inscrições: http://iep.hsl.org.br/Paginas/curso.aspx?IdAtividade=593&pnv=0