Há pouco mais de uma década, o Hospital Sírio-Libanês (HSL) se tornava uma das primeiras instituições da América Latina a utilizar o PET/CT, equipamento que possibilitou um avanço significativo no diagnóstico e tratamento de pacientes oncológicos. A partir do uso dessa tecnologia, tanto os exames quanto as terapias contra o câncer ganharam em eficácia e precisão.
Todos esses avanços e as novas possibilidades de tratamentos proporcionados por esta tecnologia serão discutidos no IX Simpósio de PET/CT em Oncologia, evento realizado pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (HSL/IEP) entre os dias 29 e 30 de abril. A coordenação será dos doutores Elba Etchebehere, Edwaldo Camargo, Allan Santos, Artur Katz, Ronaldo Kairalla e Ricardo Beiruti.
Para a Dra. Elba, a incorporação de tecnologias como o PET/CT possibilita um melhor planejamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico. “Através desses exames, o oncologista consegue avaliar melhor qual o tipo de tratamento que o paciente necessita e se o tratamento proposto está sendo benéfico”, explica.
Outro importante resultado da utilização dessa tecnologia é a possibilidade de redução de custos nos hospitais que possuem esses equipamentos. “Ao auxiliar no manuseio do paciente, a escolha do tratamento correto evita tratamentos onerosos e desnecessários”, finaliza a Dra. Elba.
O evento terá discussões e apresentações de imagens e casos, que serão abordados de forma multidisciplinar e destinados, fundamentalmente, a médicos nucleares, oncologistas, radiologistas, radioterapeutas, cirurgiões, gastroenterologistas e coloproctologistas. A finalidade é proporcionar ao participante todas as novidades em relação aos exames realizados através do PET/CT.
Os temas abordados serão a PET/CT no Câncer de Pulmão Não-Pequenas Células (estadiamento, avaliação à resposta ao tratamento, reestadiamento, custo-efetividade e a visão de oncologistas e cirurgiões), PET/CT no Câncer de Pulmão de Pequenas Células, Mesoteliomas e Tumores Tímicos, PET/CT no Câncer de Esôfago (estadiamento, avaliação à resposta ao tratamento, seguimento e limitações) e PET/CT no Câncer da Transição Esófago-Gástrica. A novidade para esta edição é o Módulo Especial de PET/CT em Infecções Pulmonares.
Projeto beneficia atendimento de pessoas com câncer no SUS
Devido à importância da utilização desses aparelhos tomográficos no tratamento de pacientes oncológicos, em 2009 o Hospital Sírio-Libanês doou um PET/CT e um Ciclotron – acelerador de partículas empregado na produção de radiofármacos utilizados na realização de exames de imagem- para o Hospital das Clínicas (HC), na parceria conhecida como “Projeto Ciclotron”. A iniciativa, que integrou a lista de projetos mantidos em parceria com o Ministério da Saúde, para o desenvolvimento institucional do SUS, beneficiou diretamente os pacientes atendidos pela rede pública e deu contribuição importante para pesquisas não somente na área de oncologia, mas também de cardiologia e neurologia.
“IX Simpósio de PET/CT em Oncologia”
Data: 29/04 e 30/04
Local: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Endereço: Rua Coronel Nicolau dos Santos, 69 – São Paulo
Inscrições: http://iep.hsl.org.br/Paginas/curso.aspx?IdAtividade=591&pnv=0