Uma imagem obtida em equipamentos da Siemens foi escolhida pela Society of Nuclear Medicine (SNM), dos Estados Unidos, como a “Imagem do Ano”. A imagem, que foi adquirida em equipamentos de Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET, na sigla em inglês), representa um avanço no estudo e no tratamento do mal de Alzheimer. A escolha foi revelada durante o encontro anual da SNM, que reúne pesquisadores de universidades públicas e privadas dos EUA e de outros países. A imagem escolhida este ano está relacionada ao estudo promovido na Universidade de Michigan, com a colaboração do Hamamatsu Medical Imaging Center, do Japão, e da Universidade de Washington, também dos EUA. Denominado “Brain FDG PET Imaging in a Population-Based Cohort of Asymptomatic Subjects: Initial Findings”, a pesquisa foi realizada pelo professor de radiologia da Divisão de Medicina Nuclear da Escola de Medicina da Universidade de Washington, em Seattle, Satoshi Minoshima. O físico realizou mais de mil scanners do cérebro de 31 portadores de Alzheimer e outros 557 de pacientes sadios. Tais imagens estão arquivadas num banco de dados que deve ajudar a medicina a desvendar a doença, a qual estima-se que afete entre 17 e 25 milhões de pessoas em todo o mundo – o que representa 70% do conjunto dos males que acometem a população de terceira idade no planeta.
Outro benefício indireto dos estudos é a possibilidade de liberação do pagamento dos exames PET aos portadores de Alzheimer por parte do Medicare (órgão do governo americano responsável pelas políticas de saúde), – algo que pode, a médio prazo, acontecer também no Brasil.
Siemens recebe prêmio “Imagem do Ano”
Society of Nuclear Medicine, dos Estados Unidos, premiou fabricante por imagem adquirida em equipamentos de tomografia PET
Tags