Em sua terceira edição, a Siemens anunciou os vencedores do “Right Dose Image Contest 2013” (Prêmio de Excelência Dose Certa), durante o 99º Congresso da Sociedade de Radiologia Norte-Americana (RSNA), em Chicago, no último domingo, dia 1º de dezembro. Aproximadamente 197 consultórios e instituições de saúde em todo o mundo se inscreveram no concurso e oito foram os grandes vencedores em oito categorias correspondentes às especialidades clínicas.
A iniciativa promovida pela Siemens é voltada a profissionais de instituições médicas que utilizam tomógrafos computadorizado da família SOMATOM, que visa à utilização da menor dose de radiação possível na busca da melhor qualidade de diagnóstico nos exames de tomografia computadorizada. Com o concurso, a Siemens reforça a sua posição a favor da redução da dose ao menor nível viável para a obtenção de um diagnóstico de qualidade e confiável, em conformidade com o princípio ALARA – As Low As Reasonably Achievable e com a utilização responsável da tomografia computorizada baseada em raios-X.
Na categoria Cardiologia, o grande vencedor foi o radiologista Ng Jia Jun, do Singapore General Hospital, por utilizar 2.35 milissievert (MSV – medida de radiação) para obtenção de uma tomografia do coração de um paciente. Já na categoria Pediatria, quem levou o prêmio foi o húngaro László Péterffy, do B-A-Z County and University Teaching Hospital: 0.9 milissievert (MSV) foi a dose aplicada na tomografia do pulmão de uma criança de 12 anos.
Profissionais do First Affiliated Hospital of Kun Ming University, da China, venceram em duas categorias, Oncologia e Neurologia. Na primeira, TM Li Qingqing recebeu o prêmio pela tomografia do rim esquerdo de um senhor de 79 anos, a qual empregou 4.8 milissievert (MSV); e MM Zeng Xian-chun conquistou a segunda pela tomografia do crânio de homem de 59 anos, onde aplicou 1.43 milissievert (MSV).
Também da China é o vencedor da categoria Vascular. LiuYongHua, do Huazhong University of Science and Technology Union Hospital, utilizou 0.65 milissievert (MSV) na tomografia do pé esquerdo do paciente, a qual foi destacada o sistema circulatório do membro em questão.
Na categoria Traumatologismo, o holandês Ronald Booij, do Erasmus University Medical Center, usou 0.63 milissievert (MSV) na tomografia cerebral de um paciente. Da República Checa, saiu o ganhador da categoria Rotina. Tomas Vendis, da University Hospital Pilsen, com 0.945 milissievert (MSV), obteve uma tomografia da região da bexiga de uma mulher de 60 anos.
Ermidio Rezzonico, do Lugano Regional Hospital, da Suíça, levou a categoria Densitometria Óssea, ao utilizar 6.4 milissievert (MSV) na tomografia abdominal de um paciente.
Para conferir as imagens vencedoras e as demais, acesse o link: (http://health.siemens.com/ct/image-contest/default/index). Cada imagem apresentada mostra como os usuários aproveitaram ao máximo a tecnologia Siemens para reduzir a dose de radiação, o que realça a força inovadora do setor Healthcare da companhia dentro da Agenda 2013.