O uso de recursos tecnológicos é fundamental para melhorar a experiência dos colaboradores dentro da empresa. Os benefícios dessa estratégia incluem o aumento da motivação e a melhora do desempenho das equipes. Já parou para pensar que as soluções de RH que você utiliza podem impactar o dia a dia dos profissionais da sua organização?
Como mostra um estudo do Gartner, as maiores tendências (e os desafios) para os líderes do setor de Recursos Humanos envolvem, de alguma forma, o uso da tecnologia. O fato é que a transformação digital já é realidade no mercado e precisamos nos adaptar para tirar proveito das oportunidades que ela cria.
Pensando nisso, a Sharecare listou as seis principais plataformas e soluções de RH que você precisa conhecer. Confira:
1. Mapeamento de perfil comportamental
Fazer boas escolhas já no momento de contratação é essencial para qualquer organização que almeja manter o nível de produtividade ao longo do tempo. O impacto dessa decisão será sentido ao longo de toda a jornada do colaborador na empresa, da sua integração até o desligamento. Nesse sentido, o mapeamento do perfil comportamental é uma ferramenta extremamente valiosa.
Em geral, podemos considerar 4 principais perfis: planejadores, analistas, comunicadores e executores. Tendo em mente quais dessas qualidades são mais importantes para um determinado cargo, uma solução de gestão de RH ajuda a gerenciar as informações sobre cada colaborador.
Dessa forma, mesmo um realocamento interno pode ser baseado em boas análises sobre o perfil de cada indivíduo. Para complementar, a solução ainda ajuda a analisar o rendimento de cada um baseado em fatores específicos, como a média de absenteísmo.
E se o objetivo é tomar a melhor decisão já no momento da contratação, sua empresa pode ser ainda mais criteriosa com uma ferramenta para gestão de talentos. Algumas delas operam em formato Software as a Service (SaaS), totalmente em nuvem, e oferecem uma infraestrutura completa para embasar as análises dos candidatos.
Uma funcionalidade interessante é a organização dos perfis de colaboradores de acordo com uma matriz de talentos, que aponta suas competências e o desempenho em funções específicas.
2. Gestão de tarefas
Mesmo que boa parte das tarefas do RH seja tipicamente de gestão, o setor sempre executa uma infinidade de atividades variadas, geralmente relacionadas ao modelo específico do negócio. Isso faz com que a gestão dos processos se torne cada vez mais desafiadora conforme a empresa cresce.
Uma solução de RH voltada ao controle das atividades torna esse trabalho mais organizado e gerenciável. Uma ferramenta baseada em nuvem, por exemplo, permite que isso seja feito até mesmo pela internet. O gestor designa tarefas de acordo com o mapeamento de processos, monitora o que está sendo feito e organiza o tempo de trabalho da equipe.
Além de melhorar a produtividade do RH, isso evita o acúmulo de atividades em atraso e garante a tranquilidade que os profissionais necessitam para serem eficazes em suas funções.
3. Big Data
O uso de dados para tomadas de decisão mais inteligentes, por si só, é uma das grandes tendências da transformação digital. A inteligência, nesse contexto, se refere ao uso de soluções digitais especializadas em análises complexas e aprofundadas. O processo gera insights valiosos para que você possa embasar as decisões tomadas no dia a dia do setor.
Um software de Big Data Analytics, por exemplo, pode coletar dados dentro e fora da empresa, gerando análises bastante úteis para o RH: você pode mapear padrões de comportamento e relacioná-los ao salário ou aos benefícios, identificar perfis desejáveis para embasar o recrutamento ou mesmo processar um volume gigantesco de currículos, filtrando-os pelas características que procura.
4. Plataforma de treinamentos
Visar a um bom desempenho não é uma ação que termina na contratação. A capacitação constante traz frutos importantes, já que os colaboradores desenvolvem suas habilidades profissionais e se mantêm cada vez mais alinhados aos objetivos da organização. Por isso, vale a pena investir em plataformas de treinamentos.
Algumas empresas adotam políticas de treino semanal, quinzenal ou mensal, liberando algum tempo do trabalho dos colaboradores para a realização de pequenos treinamentos online. Os objetos de estudo podem ser específicos da área de atuação, mas também mais amplos: gestão do tempo, treino de concentração, organização pessoal, gestão financeira, trabalho em equipe etc.
5. Soluções de saúde e bem-estar
Atualmente, o plano de saúde se destaca como um dos benefícios mais valorizados pelos profissionais. Oferecer esse tipo de auxílio pode resultar em diversos ganhos para a empresa, como atração e retenção de talentos, redução do absenteísmo e aumento da produtividade. No entanto, o mercado conta hoje com outras soluções complementares de saúde e bem-estar que podem tornar a empresa ainda mais competitiva.
Isso porque elas permitem que você faça uma boa gestão da saúde do colaborador e, com isso, leve benefícios para o RH e a empresa como um todo. Não é à toa que as soluções da Sharecare se tornaram destaque entre empresas de diferentes tamanhos e setores.
Uma forma interessante de fazer isso é promovendo o coaching em saúde dentro da empresa. Tanto que a Sharecare tem um programa específico para isso. Por meio dele, uma equipe multidisciplinar em educação de saúde faz um acompanhamento individual dos colaboradores, identificando suas principais demandas e orientando-os a fazer mudanças comportamentais para melhorar sua qualidade de vida.
Já a Gestão de Crônicos e o programa de Saúde Mental permitem que sua empresa identifique esse tipo de risco de saúde e promova ações de prevenção entre os colaboradores. Trata-se de uma iniciativa que traz benefícios expressivos para cada indivíduo — sobretudo em tempos de crise, como na pandemia do novo coronavírus, em que essas pessoas podem compor um grupo de risco.
O mais interessante é que você não precisa estruturar todo esse trabalho internamente. Uma parceria estratégica com especialistas, como a Sharecare, coloca para trabalhar ao seu lado profissionais extremamente capacitados e experientes.
Os resultados de um investimento na área da saúde na empresa incluem uma boa redução de custos e a diminuição do absenteísmo. Além disso, as soluções da Sharecare fornecem dados para auxiliar em tomadas de decisão estratégicas da sua empresa.
Agora que você já conhece as melhores soluções de RH, é hora de colocar essas dicas em prática e melhorar a experiência dos profissionais que vestem a camisa da sua empresa. Faça uma análise da infraestrutura tecnológica que você tem hoje e veja o que pode ser melhorado. Os benefícios, como você viu aqui, são muitos.