O Serx.app é um software médico de uso intuitivo, que facilita e agiliza a jornada dos pacientes, atendentes e profissionais de saúde de clínicas e consultórios médicos e odontológicos. Ele permite marcar, confirmar e remarcar consultas de forma rápida e prática, possui suporte para o diagnóstico e a prescrição de tratamento com o uso de inteligência artificial, além de tirar dúvidas que os pacientes tiverem fora da consulta por meio do serviço de concierge, entre outras funcionalidades de uso médico, administrativo e também para o relacionamento com os pacientes.
Software médico ajuda a diminuir o absenteismo dos pacientes
O desperdício de recursos e a queda no faturamento causados pelo absenteísmo dos pacientes em consultas e exames agendados é um dos maiores problemas enfrentados por clínicas e consultórios médicos e odontológicos tanto no Brasil quanto no exterior. Nos EUA, por exemplo, as perdas contabilizadas no setor de saúde pelo não comparecimento dos pacientes ultrapassam 150 bilhões de dólares por ano, segundo pesquisa do Medical Group Management Association.
Para evitar isso, o Serx.app, além das ferramentas que facilitam e agilizam o agendamento e o gerenciamento inteligente dos atendimentos marcados, oferece o serviço de concierge, um importante diferencial em relação à maioria dos softwares médicos. Flavio Barbosa, fundador da CIAware, empresa que desenvolveu o Serx.app, explica que o concierge “é um profissional treinado para prestar um atendimento personalizado e humano para esclarecer as dúvidas do paciente e reconduzi-lo ao agendamento quando necessário”. O serviço traz vários benefícios:
- Redução do tempo de espera nos agendamentos de consultas e exames;
- Reconquista de paciente que desmarcou ou faltou a uma consulta ou exame;
- Orientação e suporte aos pacientes em relação a procedimentos e dúvidas sobre a saúde dele;
- Aumento da produtividade do corpo clínico ao liberá-lo de prestar orientação e suporte aos pacientes;
- Aumento da satisfação dos pacientes e da fidelização deles;
- Melhoria da imagem da clínica e do consultório médico ou odontológico.
Software médico pode apoiar diagnóstico com segunda e terceira opinião
Nos Estados Unidos, cerca de 5% dos pacientes adultos são afetados por erro de diagnóstico no atendimento ambulatorial. Segundo a National Academy of Sciences, a maioria dos norte-americanos vai experimentar, pelo menos, um erro de diagnóstico durante a vida. E a situação não é diferente no Brasil, o que pode: provocar prejuízos sérios para o paciente quando o diagnóstico e tratamento precoces forem decisivos para a saúde; alongar a jornada do paciente e causar diversas dificuldades para ele; e até trazer insegurança jurídica para os profissionais de saúde.
O software médico Serx.app dá suporte à decisão clínica usando duas inteligências artificiais, que são o ChatGPT-4 (OpenAI) e o Gemini (Google). “Empoderado por elas, o Serx.app torna possível um atendimento mais rápido, preciso e personalizado, sem a necessidade de treinamento, gerando segunda e terceira opinião de diagnóstico para a apreciação do profissional de saúde”, diz Barbosa. O que proporciona uma série de vantagens:
- Diagnóstico mais preciso e eficiente com a análise pela IA das informações subjetivas e objetivas do paciente, inclusive indicando exames diferenciais;
- Planos de tratamento personalizados e mais eficazes por meio da análise por IA dos dados de saúde do paciente;
- Automatização de tarefas repetitivas com o uso de IA, a exemplo do resumo clínico, liberando os profissionais de saúde para se concentrarem no cuidado com o paciente;
- Redução de custos devido ao aumento da velocidade no atendimento, diminuição de erros médicos e prevenção de doenças.
Software médico dá segurança para os dados dos pacientes, prescrição e teleconsultas
A segurança das informações sobre os pacientes é um problema em todo o mundo. Em 2023, por exemplo, foi noticiado no Brasil o vazamento de dados de mais de 5,8 milhões de registros de saúde, como consultas, procedimentos e exames, realizados por uma seguradora do País. Já em 2024, a imprensa internacional noticiou a tentativa de acesso aos dados médicos da princesa de Gales, Kate Middleton, por funcionários da clínica onde ela passou por uma cirurgia abdominal.
Com o software médico Serx.app, “as informações sobre os pacientes são armazenadas separadas e anonimizadas, o que impede saber de quem são, mesmo que os dados sejam sequestrados”, conta Barbosa. Além disso, o acesso de atendentes e profissionais de saúde ao sistema é feito por meio de certificado digital em nuvem, inclusive para o atendimento por teleconsulta e a emissão digital de receituário de medicamentos e de atestados. O que permite identificar, com clareza, a autoria de tudo o que é feito no sistema. O Serx.app tem muitas vantagens de segurança:
- Maior proteção e sigilo dos dados com o armazenamento deles no prontuário eletrônico do paciente de forma anonimizada e criptografada, o que garante o cumprimento da LGPD;
- Certificado digital gratuito no modelo ICP-Brasil para autenticação do usuário no sistema e assinatura de documentos;
- Menor risco de erro na medicação com a prescrição eletrônica, que garante a legibilidade da receita, tanto pelo paciente quanto para a correta dispensação, além de permitir armazenar e consultá-la online;
- Utilização de criptografia na teleconsulta para proteger a privacidade dos pacientes.
Com o software médico Serx.app, informação é poder
O Serx.app é um software médico de uso intuitivo, mesmo quem não tem conhecimento prévio de como funciona consegue localizar, explorar e usar as ferramentas disponíveis, além de proporcionar portabilidade de 100% das informações do sistema usado antes. “Ele transforma dados em saúde e em sucesso para médicos e paramédicos, tais como, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas”, avalia Barbosa. Isso porque:
- Melhora a qualidade do atendimento, pois a análise de dados ajuda na tomada de decisões mais precisas e personalizadas sobre o tratamento dos pacientes;
- Aumenta a eficiência com a automatização de tarefas administrativas;
- Reduz custos com a análise de dados para identificar áreas de ineficiência e desperdício;
- Amplia a satisfação dos pacientes porque eles são atendidos por profissionais que utilizam dados para tomar decisões sobre o seu tratamento;
- Torna mais competitivas as clínicas e consultórios médicos e odontológicos com a disponibilização de dados para a tomada de decisões estratégicas;
- Melhora a pesquisa clínica com a análise de dados que ajuda os pesquisadores a desenvolver novos tratamentos e medicamentos mais eficazes.
CIAware cria ecossistema de saúde considerado projeto do futuro por representantes da indústria e especialistas
A CIAware foi fundada em janeiro de 2011 pelo Prof. Dr. Flávio Barbosa. Desde 2014, a empresa está na SUPERA Incubadora, localizada no Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto. Mesmo ano em que ela recebeu aporte para iniciar a construção de uma solução openEHR, que é uma especificação de padrão aberto em informática para o gerenciamento, armazenamento, recuperação e troca de dados de saúde em registros eletrônicos, o que deu origem ao Serx.app.
Em 2016 e 2017, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) apoiou o projeto de aprimoramento da solução, bem como a construção e validação do repositório de documentos criptografados e anonimizados. Em 2016, a empresa apresentou a ideia do ecossistema CIAware Saúde no “Hacking Health”, realizado em Ribeirão Preto, e obteve a classificação “Projeto do Futuro” por uma banca composta por convênios de saúde, representantes de corporações multinacionais do setor de tecnologia em saúde, investidores e acadêmicos.