SERVIÇO DE CIRURGIA COLORRETAL NA CLÍNICA SÃO VICENTE
A Clínica São Vicente, tradicional hospital no Rio de Janeiro, está disponibilizando o serviço de Cirurgia Colorretal, que está preparado para tratar qualquer problema relacionado com doenças colorretais, seja os casos mais simples aos de maior gravidade. A coordenação é do cirurgião oncológico Dr. Eduardo Linhares, mestre e doutor pela UFRJ, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica e médico do Serviço de Cirurgia Abdominal no INCA.
O Serviço de Cirurgia Colorretal é especializado nas doenças do intestino grosso com foco em hemorroidas e no câncer de colon e reto, além de outras doenças relacionadas a estas patologias como metástases hepáticas, condilomas e HPV, fissura anal, diverticulite, fístula anal, abcesso anal, cisto pilonidal, estomas intestinais, prurido anal, incontinência fecal, constipação, pólipos intestinais e câncer anal também serão tratadas.
Segundo Dr. Eduardo Linhares também também serão realizados no local exames de colonoscopia, polipectomia, retosigmoidoscopia flexível, citologia anal para HPV, colposcopia anal para HPV.
“A Clínica São Vicente disponibiliza excelente instrumental e enfermagem especializada e temos expertise para realização destas intervenções por videolaparoscopia e, num futuro próximo, cirurgias por robô”, informa o médico.
Dr. Eduardo Linhares ressalta que o câncer do intestino grosso (colon e reto) é o terceiro mais frequente no mundo e no Brasil é o terceiro tumor mais incidente em homens e mulheres, na faixa etária entre 60 e 65 anos. O tratamento pode começar com cirurgia e necessitar de quimioterapia e radioterapia. Atualmente os resultados do tratamento são considerados muito bons, com sobrevida média superior a 60%.
“Neste capítulo, somos especializados em cirurgias com preservação do esfíncter por videolaparoscopia e robótica. Os nossos resultados equivalem aos dos grandes centros internacionais com uso de quimioterapia e radioterapia pré-operatória”, conclui.