Menos sangramento, menos tempo de cirurgia e, potencialmente, mais segurança e recuperação mais rápida do paciente. Esses são alguns dos benefícios proporcionados pelas novas tecnologias em equipamentos cirúrgicos da Johnson & Johnson Medical, que estão revolucionando a forma como médicos cirurgiões trabalham. O ENSEAL® G2 Tissue Sealer, que acaba de chegar ao mercado brasileiro, é um selador de vasos/veias, artérias e linfáticos, que se utiliza de energia avançada para apoiar o médico durante seus procedimentos cirúrgicos.
Antigamente, à medida que se cortavam os tecidos em uma cirurgia, médicos precisavam realizar interrupções durante o procedimento para fechar vasos sanguíneos e impedir que o paciente perdesse muito sangue com as incisões feitas em órgãos e tecidos. Além de aumentar o tempo cirúrgico, tal situação impactava na recuperação global do paciente. Atualmente, equipamentos mais modernos permitem que o cirurgião sele simultaneamente os vasos que são cortados durante o procedimento. Com isso, há menos sangramento e menos risco de complicações.
“Se antes, por exemplo, um paciente perdia 100 ml de sangue durante um determinado procedimento cirúrgico, hoje o volume pode ser reduzido para 20 ml, devido às novas tecnologias. Ao reduzir a perda sanguínea, diminui-se também o número de transfusões”, explica o médico cirurgião colorretal, Dr. Armando Melani, do Hospital de Câncer de Barretos. Outra vantagem é que com um tempo menor de cirurgia, o paciente tem o um menor período sob efeito da anestesia, além de uma recuperação mais rápida.
Um dos grandes desafios dos médicos em procedimentos de cirurgia geral, colorretal e ginecológica é a realização do corte de abertura em certos órgãos e tecidos, como intestino e útero. O ENSEAL® G2 Tissue Sealer é um equipamento desenvolvido para ajudar cirurgiões no manuseio de curvas e estruturas dentro do corpo. Em breve, novos lançamentos permitirão trabalhar com dispositivos articulados que contribuirão para alcançar regiões de difícil acesso.
Os produtos da linha ENSEAL® ainda oferecem o mínimo de dano aos tecidos, uma vez que a temperatura do selador não ultrapassa os 100ºC. “Em outras palavras, isso significa que o equipamento sela os vasos com rapidez e segurança, mas sem carbonizar o tecido como acontecia com os equipamentos mais antigos”, explica o médico. ENSEAL® permite o selamento de vasos de até 7mm de diâmetro. “Antes, os dispositivos permitiam selar apenas vasos de até 5mm. O fechamento eficiente ajuda a reduzir a probabilidade de sangramento interno e complicações pós-cirúrgicas”, esclarece o médico.
GEN11
A ETHICON lançou recentemente o gerador de energia GEN11 que, associado aos seladores de vaso da linha ENSEAL®, garante o fechamento de cortes com alta precisão. As duas tecnologias combinadas melhoram a segurança durante o ato cirúrgico e oferecem melhores resultados no pós-operatório e em longo prazo, já que a cirurgia é menos traumática ao paciente. “O que acontecia antes era que os equipamentos não garantiam a concentração da energia exatamente no ponto correto e desejado, que poderia se perder durante o procedimento e causar queimaduras em diferentes partes do corpo do paciente. Hoje, isso não acontece pois a energia só circula entre as mandíbulas da pinça”, explica Melani. Equipamentos como o GEN11, monitoram o ciclo de selamento e controlam o fluxo de energia através da monitorização da impedância da corrente no tecido, proporcionando um feedback para o médico de quando o selamento está concluído.
Ficha Técnica Gerador GEN 11
Tecnologia avançada, multifuncional, tela sensível ao toque e fácil de operar
Pequeno e compacto
Conector universal com reconhecimento de instrumento automático
Design e instalação simples
Compatível com as linhas HARMONIC® e ENSEAL® de seladores de vasos
As tecnologias HARMONIC® e ENSEAL® são utilizadas em diversas especialidades cirúrgicas, incluindo geral, ginecologia, coloretal, bariátrica, torácica, cabeça e pescoço, urologia, ortopedia e plástica
A tecnologia HARMONIC® já foi utilizada em mais de 10 milhões de procedimentos e citada em 590 artigos clínicos
Ficha Técnica ENSEAL® G2
A empunhadura se acomoda confortavelmente em apenas uma mão
Sela vasos de até 7mm de diâmetro, bem como vasos linfáticos
Rotação 360º completa
Um abrangente redesenho – tanto na empunhadura quanto na sequência de ativação – garante uma operação confortável e confiável
Ativação integrada que possibilita a ativação de energia antes do corte
Alarmes sonoros que permitem a confirmação (feedback) durante todo o ciclo de selamento
Duas vezes mais compressão na ponta da mandíbula do que o Ligasure™ 5mm
Disponível em quatro comprimentos de haste
Mandíbulas curvas de 3mm de largura e reta de 5mm
Material com regulagem de temperatura (CTP – Coeficiente Positivo de Temperatura) desenvolvido para minimizar a aderência
A tesoura ENSEAL® G2 Curva proporciona o comprimento de corte mais longo e a maior abertura de mandíbula de todos os dispositivos de 5mm usados na comparação