A matéria de anatomia, essencial para cirurgiões, ortopedistas e etc., é uma das mais complexas nesse sentido quantitativo de conhecimento. Não há meio de apreender apenas dos livros. É preciso se debruçar em cadáveres e dissecá-los entendendo as relações de uma estrutura com a outra. Nesse ponto, há um problema, não há corpos o suficiente para o estudo e tão pouco a qualidade deles contribui para isso. Pensando resolver essa problemática, há a Sectra Visualization Table, que além de atuar na educação, também é ferramenta médica para planejamento cirúrgico e anestésico.
O que ela faz?
Sabe-se que o ensino é potencializado quanto mais se utilizam os recursos audio-visuais. Desse modo, a interface do equipamento foi pensada de maneira que haja uma grande interação do aluno com o conteúdo, podendo-se relacionar as estruturas do corpo umas com as outras. A interface é baseada em uma tela sensível multi-toque e com movimentos e menus todos intuitivos. Os usuários podem visualizar um corpo, mexendo nas suas camadas (músculos, ossos, vasos, nervos, órgãos, pele), como se fosse uma dissecação; podem dar zoom, rotacionar; pode-se escolher um plano de corte e ver como as estruturas ficam após. Desse modo, uma instituição de ensino na saúde é capaz de aumentar as práticas de anatomia para os estudantes, sem ter que gastar com cadáveres adicionais. O sistema, através da visualização de imagens reais, também possibilita a comparação entre o normal e o patológico, bem como a compreensão das diferenças anatômicas na população, devido as alterações pelo sexo e idade.
Outra aplicação é no planejamento cirúrgico e anestésico. À partir da reconstrução 3D de imagens digitais obtidas com a ressonância magnética e tomografia ou outros equipamentos, pode-se visualizar esses exames do paciente de maneira muito mais interativa. A Sectra Visualization Table permite fazer medidas entre as estruturas e, assim, por exemplo, calcular o tamanho de uma prótese, parafuso ou etc. a ser implantado.
A Sectra Visualization Table é trazida ao Brasil pela Tecnosimbra, uma empresa com expertise em importação de equipamentos de educação médica.
Para maiores informações, contactar os representantes da Sectra no Brasil:
Eduardo Corral: [email protected]
Semeia Corral: [email protected]
Achou a Sectra Visualization Table Revolucionária? O equipamento estará disponível para demonstração no Health 2.0 Latin America, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de dezembro no Hospital Sírio Libânes.