A Secretaria de Estado da Saúde lança nesta quinta-feira, 21, um programa de atendimento para agilizar as cirurgias não-urgentes na região de Bauru. A iniciativa prevê que o cidadão que tiver indicação deste tipo de operação poderá procurar uma unidade básica de saúde, que, após consulta com médico, marcará a data de uma consulta com especialista e cirurgia, ambas no Hospital Estadual de Bauru. O objetivo é zerar a fila de cirurgias eletivas, na região de Bauru, nos próximos dois meses. O hospital já tem reservado setor para realizar as cirurgias não-urgentes. O tempo de espera das operações será de, no máximo, 40 dias. As cirurgias urgentes continuarão sendo realizadas normalmente, assim como as cirurgias não-urgentes já marcadas.
A Direção Regional de Saúde de Bauru, da Secretaria, já orientou os 38 municípios da região para cadastrar a população que precisa destas cirurgias. Com o sistema informatizado, os pacientes são encaminhados ao hospital estadual e os especialistas avaliarão a necessidade da intervenção cirúrgica.
De acordo com Affonso Viviani Junior, diretor regional de Bauru, este novo sistema facilitará o acesso do doente ao atendimento especializado e ajudará na realização das cirurgias. As operações não-urgentes, como pedra na vesícula, varizes, retirada das amídalas e bexiga caída, podem ser programadas.
Cerca de 30 profissionais de saúde irão trabalhar no projeto. As especialidades serão cirurgia geral, ginecologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, vascular e urologia.
Tags