A Secretaria Estadual da Saúde de Porto Alegre (RS) premiou os melhores hospitais gaúchos na opinião dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O campeão deste ano foi, mais uma vez, o Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul. As informações são do Zero Hora.

Em cerimônia realizada na quinta-feira (09) também foram entregues certificados aos 10 melhores hospitais no ranking estadual e aos três melhores hospitais por região de saúde.

A escolha é feita com base na pesquisa de satisfação realizada pela Secretaria, cujo objetivo é verificar a qualidade do atendimento prestado pelos hospitais gaúchos.

Segundo a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, 75% dos usuários não esperaram mais do que 20 dias para a internação hospitalar. Arita anunciou ainda que a Ação de Apoio aos Hospitais, que repassou R$ 80 milhões em 2010, será prorrogada por mais seis meses, de comum acordo com o futuro governo.

A metodologia da pesquisa teve como foco 24% dos pacientes internados por mês, considerando que no período de setembro de 2009 a junho de 2010 foram computadas mais de 1 milhão de internações.

Entre os resultados, 94% consideraram excelente e bom o atendimento prestado pelas equipes de saúde e 56% apontaram como excelentes as instalações físicas e equipamentos das instituições.

Confira a lista dos 10 melhores hospitais:

– Instituto de Cardiologia (Porto Alegre)

– Hospital de Clinicas (Porto Alegre)

– Hospital São Lucas da PUC (Porto Alegre)

– Hospital São Vicente (Passo Fundo)

– Fundação Hospitalar Santa Terezinha (Erechim)

– Irmandade Santa Casa de Misericórdia (Porto Alegre)

– Hospital Universitário (Santa Maria)

– Hospital Dom João Becker (Gravataí)

– Hospital São Carlos (Farroupilha)

– Hospital Municipal Getulio Vargas (Sapucaia do Sul)

 Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.