A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo inaugurou ontem o Centro de Distribuição e Logística Edmundo Juarez, a mais moderna e bem equipada área de armazenamento e distribuição de imunobiológicos ? vacinas, imunoglobulinas e soros ? do setor público do Brasil. A nova central exigiu investimentos de R$ 2,65 milhões, entre obras e equipamentos de última geração. Com área útil de 1,2 mil metros quadrados, segue todas as normas de armazenamento preconizadas pelos fabricantes de vacinas. Tem duas câmaras de temperatura negativa (-18ºC), outras duas com temperatura positiva (2º a 8ºC) e uma antecâmara, para evitar a ocorrência de choques térmicos nos materiais armazenados, informa a Agência Imprensa Oficial.
Um sistema de sensores independentes permitirá acompanhar o histórico do desempenho das câmaras à noite e nos fins de semana. Além disso, haverá dispositivos para monitorar a temperatura das vacinas, inclusive durante o transporte, ampliando o controle da qualidade dos produtos até o seu destino final. Se houver falta de energia, um gerador será acionado automaticamente após 10 segundos, alimentando o sistema de câmaras e as luzes da área de manipulação dos materiais.
A montagem das caixas para transporte do material será realizada em sala com temperatura controlada, de 21ºC, e sistema de renovação do ar com pressão positiva, praticamente eliminando a presença de microorganismos. Os processos automatizados da nova central permitirão melhor controle da qualidade das vacinas quando forem enviadas aos 645 municípios paulistas. ?É uma revolução no armazenamento e distribuição de vacinas e soros?, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.
Serviço:O Centro de Distribuição fica na Rua Padre de Carvalho, 496 ? Pinheiros, zona oeste da capital
Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo inaugura distribuidora de vacinas
Centro de Distribuição e Logística Edmundo Juarez teve investimentos de R$ 2,65 milhões
Tags