Paula Fernandes Távora foi eleita presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) para o biênio 2014/2015. A eleição ocorreu por aclamação na Assembleia Geral Ordinária (A.G.O.) realizada na terça-feira (24), durante o 47º Congresso da entidade. O mandato começa no dia 1º de janeiro.
Mineira de Belo Horizonte, Paula Távora graduou-se em medicina em 1988 pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na África do Sul, trabalhou no Hospital Regional do Transvaal, em medicina do trabalho, medicina preventiva e no laboratório de doenças infecciosas.
Desde que voltou ao Brasil, tem trabalhado em laboratórios clínicos privados, na área técnica e como consultora, fundou sua própria empresa, especializada em prestação de serviços de imunização, e fez parte do grupo que fundou, em 1998, o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) da SBPC/ML. Titulada em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial em 1996, foi diretora de Acreditação no biênio 2008 /2009 e, atualmente, é vice-diretora administrativa.