“Todas as atividades podem aprender com a gestão do luxo e absorver características e atributos que gerem diferenciação competitiva”, essa é opinião de Carlos Ferreirinha, ex-presidente da Louis Vuitton Brasil e fundador da MCF Consultoria. Ferreirinha, que em seu currículo acumula cases de empresas como o Grupo Amil, ministrará o workshop O luxo aplicado à gestão – O que o segmento da saúde pode aprender como vantagem competitiva, durante o Saúde Business Forum, que ocorre de 3 a 7 de junho em Punta Cana, na República Dominicana. O executivo conversou com o portal Saúde Business sobre a dinâmica.
SB: O segmento luxo é conhecido por marcas muito caras no mercado. No entanto, algumas marcas mais populares já aderiram ao conceito. Como é feito esse trabalho?
Carlos Ferreirinha: A percepção de “caro” no mercado de luxo não se aplica. Estamos falando de marcas especiais, com produtos e serviços singulares, mão de obra diferenciada, matéria prima singular, detalhes em todas suas manifestações, nível de extraordinário e excelência… Assim, produtos e serviços com valores especiais e mais altos, mas não “caros”. Nem todas as marcas e empresas deveriam e poderiam ser [classificadas] como luxo. Mas, todas as atividades podem aprender com a gestão do luxo e absorver características e atributos que gerem diferenciação competitiva. O movimento de elevação do “core”, de “premiumnização’’ e até mesmo a utilização de estratégias de luxo de diversas formas pode ser aplicado em um produto, categoria, plano de relacionamento, atendimento diferenciado (…).
SB: O que o setor de saúde pode aprender com o segmento de luxo? O que as práticas dessas empresas podem ensinar aos gestores de saúde?
Carlos Ferreirinha: O compromisso total com a excelência, o comprometimento imperativo com o extraordinário e a estratégia do diálogo emocional. Além disso, a obsessão total por detalhes que estrategicamente encantam e surpreendem; a visão estruturada para emocionar clientes ou pacientes; a inteligência da gestão do luxo usada a favor do setor pelo viés da estratégia de diferenciação e também a construção de marcas com elevado prestígio.
SB: Quais principais resultados obtidos com a consultoria para Amil ?
Ferreirinha: Na Amil atuamos na ampliação do entendimento do luxo e do premium para os gestores, gerando entendimento de oportunidades. Atuamos diretamente no lançamento e fundamentos para o One Health do Grupo Amil, o que implica no desenvolvimento de fundamentos, conceitos, viés estratégico, diálogo essencial, estratégias de impacto, ativadores de percepção, elementos de diferenciação construídos para posicionamento como um plano focado no luxo.
SB: E para as operadoras de saúde da Angola?
Ferreirinha: Em Angola atuamos com investidores construindo estrategicamente a oportunidade para um laboratório de exames clínicos, uma clínica de fertilização e um consultório de estética dentária chamado Ateliê Oral, cliente da MCF desde o desenho inicial do projeto. Todos os projetos foram desenhados para serem posicionados com foco no [segmento] de alta renda do país.
Veja mais na entrevista em vídeo concedida ao programa Giro Business, da BandNews.
*O Saúde Business Forum ocorre de 3 a 7 de junho em Punta Cana, na República Dominicana
Saiba mais sobre o conteúdo do Saúde Business Forum 2015:
Saúde Business Forum debate como será o plano de saúde do futuro
PhD em Física Quântica é keynote do Saúde Business Fórum 2015
Inovação e colaboração em rede são temas do Saúde Business Forum 2015