Mais da metade (51,2%) dos usuários atendidos pela TopMed de janeiro até o momento, que pretendiam procurar serviços de urgência e emergência, tiveram o caso resolvido em triagem telefônica feita por uma equipe de enfermagem treinada. A TopMed, empresa responsável por este levantamento e que completa 15 anos de atuação em telessaúde e telemedicina, vislumbra que esta alta taxa de resolubilidade é fator determinante para acelerar e melhorar os desfechos médicos, contribuindo para o incentivo de hábitos positivos pela procura de serviços digitais. “Levamos o bem-estar às pessoas por meio da tecnologia, unindo profissionais da saúde e pacientes. A conexão digital nos permitiu romper distâncias e democratizar o acesso à saúde”, informa Valda Stange, que acaba de assumir a cadeira de CEO da TopMed.
Importante evento global, o World Economic Forum (WEF), apresentou neste segundo semestre as principais tendências em Saúde e apontou o smartphone como o objeto que dará acesso à revolução da saúde. Eles são utilizados pelos pacientes para realizar atendimentos e consultas on-line, acessar as informações em tempo real sobre a própria saúde e terão acesso a registros médicos completos, comportamentos ligados ao estilo de vida, dieta, atividades físicas e adesão a tratamentos. Além disso, os smartphones, cm a chegada do 5G, serão um dos mais importantes instrumentos médicos para os profissionais da saúde, tanto em países de alta quanto de baixa renda. Essa informação só confirma o que a TopMed vem desenvolvendo ao longo dos últimos 15 anos no Brasil.
Autorizada em caráter emergencial por conta da pandemia, a telemedicina tem surpreendido positivamente a todos que utilizam serviços de saúde, pois estão mais confiantes em relação ao cuidado e orientações vindas de um profissional em ambiente virtual. O relatório da TopMed, que nos últimos 18 meses já registra 4 milhões de vidas atendidas em 2021, aponta que 95% dos pacientes admiram o fato de muitos casos serem resolvidos na triagem on-line, evitando assim deslocamentos necessários. “O feedback que temos recebido é surpreendente. O Net Promoter Score (NPS) do nosso serviço de telemedicina é 91, o que é excelente e mostra o quanto estamos no caminho correto”, celebra Renata Zobaran, diretora médica da TopMed.
Acolhimento e atenção exclusiva
Embora o modelo de atendimento on-line esteja em franco crescimento e amadurecimento, Zobaran observa que há muitos ganhos na relação médico/profissional de saúde e paciente quando comparado ao atendimento presencial. “Identificamos que o paciente se sente totalmente acolhido e comenta com frequência que sente que o profissional de saúde (nutricionista, psicólogo, enfermeiro ou médico) está totalmente dedicado e concentrado no atendimento, em ouvir de forma totalmente humanizada (escuta ativa) e com atenção exclusiva ao momento”, ressalta. A diretora médica da TopMed explica que o passo a passo para um atendimento virtual assertivo é oferecer um ambiente silencioso e com privacidade. “Além disso, é fundamental haver boa iluminação e boa conexão com internet. Sem conexão segura e estável, não há atendimento remoto em saúde”, reforça.