É fato que a saúde foi a área mais essencial e relevante de 2020. Mesmo com a pandemia, o SAS Brasil seguiu firme na missão de levar atendimento médico e psicológico a populações carentes. E o reconhecimento desse trabalho acaba de resultar no Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica 2020 Especial Covid-19, que o SAS Brasil venceu na categoria Medicina Social, por revolucionar o cuidado com a população em situação de vulnerabilidade ao atendê-la por meio de cabines de teleatendimento, desenvolvidas de forma proprietária por uma equipe multidisciplinar. O prêmio foi anunciado no último dia 9 de dezembro, com curadoria da revista Veja Saúde.

“O trabalho do SAS Brasil diante da pandemia se sagra vencedor com o voto do júri técnico por ter casado de maneira efetiva e significativa uma abordagem assistencial, sensível e tecnológica num país tão desigual como o nosso”, disse Diogo Sponchiato, redator-chefe de Veja Saúde. “O SAS Brasil foi além da telemedicina, realizando um trabalho de campo e de acessibilidade louvável”, disse.

Para Adriana Mallet, médica e cofundadora da instituição, o prêmio traduz a importância que a telemedicina teve na pandemia. “É uma honra ganhar um prêmio que atesta a importância da inovação em saúde no país durante um período tão difícil. Levamos atendimento médico gratuito de forma digital e inovadora para milhares de pessoas. Nossa expectativa é que a telemedicina se torne aliada da saúde pública do Brasil para além da covid-19”, pontua a médica.

A iniciativa viabiliza o atendimento integral em saúde para comunidades vulneráveis de todo o país, como em Maré e Manguinhos, no Rio de Janeiro, no Jardim Colombo, em São Paulo, e em diversas comunidades de Natal. A estrutura das cabines de teleatendimento dispõem de conexão à internet por fibra óptica, webcam e monitor para que os pacientes possam conversar com os profissionais de saúde. Cada uma delas dispõe de oxímetro (que mede o nível de oxigenação do sangue) e medidores de pressão arterial e de temperatura, para que o médico, mesmo a distância, tenha informações vitais do paciente.

A equipe do SAS Brasil envolve mais de 400 pessoas, entre elas mais de 90 médicos, de 21 especialidades e áreas da saúde e mais de 50 psicólogos, que atendem por telemedicina pacientes com os mais variados problemas de saúde, independente de estarem relacionados ao coronavírus. Os atendimentos são realizados de forma remota, usando um sistema próprio com videochamada e prontuário médico eletrônico. A plataforma garante a segurança de dados e a privacidade dos pacientes, atendendo às normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). 

Para saber mais, acesse: http://sasbrasil.org.br/

Sobre o SAS Brasil

O SAS Brasil existe desde 2013. Desde então, mais de 55 mil pessoas já foram beneficiadas apenas em ações presenciais, em cidades de 14 Estados. Com a telemedicina, mais de 43 mil pessoas já foram atendidas em mais de 180 cidades. A principal missão da organização é garantir acesso a saúde especializada e de qualidade a quem não tem. Com a pandemia do novo coronavírus, a organização se reinventou rapidamente e passou a atender pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio da telemedicina, regulamentada pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Federal de Medicina em março para o contato direto entre médico e paciente. Todos os atendimentos oferecidos pelo SAS Brasil são gratuitos.