A SAS Brasil, startup social que leva saúde especializada a regiões de vulnerabilidade de todo o país, e a Faculdade São Leopoldo Mandic, que oferece os cursos de Medicina e Odontologia, provaram que é possível unir educação, prática e impactar socialmente. Com a parceria “Educação, Prática e Impacto Social”, dividida em 3 programas: Operação Capacita, Programa de Extensão Universitária em Telessaúde e Mutirões de atendimentos presenciais, o resultado foi o impacto gerado em cerca de 70 mil pessoas, em 2021.
Os alunos da São Leopoldo Mandic embarcaram nesta aventura com a SAS Brasil e viveram experiências únicas, que os levaram a crescer não só como estudantes, mas como futuros profissionais da saúde, que se preocupam com olhar os pacientes de forma integral. “Essa experiência vivida pelos estudantes é transformadora”, diz Dra. Fabiana Succi, Diretora do curso de Medicina da São Leopoldo Mandic. “O crescimento e a maturidade que adquirem muda a forma de verem a vida e de valorizar a sua profissão”.
A médica especialista em inovações para o acesso à saúde, Adriana Mallet, CEO e co-fundadora da SAS Brasil, comenta a importância da parceria e os seus impactos na formação de futuros médicos. “Para nós, é uma imensa alegria contarmos com funcionários, professores e estudantes de medicina, da São Leopoldo Mandic, nas nossas expedições, nos apoiando na democratização do acesso à saúde em diferentes regiões do país, muitas fora do eixo Rio-São Paulo. Hoje, como médica, olho para os estudantes e vejo muita energia, o que me relembra os meus tempos na universidade. Percebo também como a SAS está contribuindo para uma formação de futuros profissionais humanizados, que olham no olho dos pacientes, explicam suas dúvidas com calma e acolhem ,” explica.
Saiba mais sobre os números da parceria:
1. Operação Capacita
Operação Capacita, força-tarefa focada no treinamento de profissionais de saúde para atuação em UTIs Covid-19. A ação começou em abril, com um projeto piloto em Campinas (SP), que envolveu alunos e professores da Faculdade São Leopoldo Mandic, e percorreu 8 estados diferentes.
- Mais de 1.000 profissionais inscritos;
- 379 pessoas treinadas;
- 95 cidades beneficiadas;
- Em média, 37.900 pacientes beneficiados;
- 9,8 grau de satisfação;
- 9,84 avaliação dos instrutores.
2. Programa de Extensão Universitária em Telessaúde
O projeto foi pensado para oferecer a alunos de medicina, enfermagem e odontologia uma trilha exclusiva, preparando esses profissionais para o futuro da saúde no Brasil.
Com três principais fases: Iniciação, Desenvolvimento e Prática, a extensão da SAS Brasil tem o objetivo de promover o atendimento por telessaúde e a educação em saúde através de teleconsultas para pacientes de comunidades vulneráveis do Brasil, assim sendo instrumento de formação em saúde digital para alunos universitários das áreas da saúde.
- 178 Consultas;
- 303 Pessoas atendidas;
- 570 Pessoas impactadas.
3. Mutirões de atendimentos presenciais
Mutirão em Cavalcante – GO
Entre os dias 21 e 23 de junho, a SAS Brasil realizou o Mutirão de Saúde da Mulher e da Criança na cidade de Cavalcante, em Goiás. A ação é a segunda etapa do atendimento iniciado durante os mutirinhos realizados em fevereiro e junho, quando a startup social realizou o mapeamento dos problemas de saúde das mulheres e crianças nas áreas de ginecologia, dermatologia, oftalmologia, odontologia, pediatria e nutrição. Ao longo de três dias, foram atendidos pacientes de 7 comunidades quilombolas da região, entre mulheres e crianças.
A ação reuniu 36 voluntários, entre médicos, dentistas, professores e alunos da SLM para a doação de óculos, pequenas cirurgias ginecológicas e dermatológicas para a remoção de lesões que podem evoluir para câncer de colo de útero e de pele e procedimentos odontológicos. Durante a ação, os alunos puderam acompanhar pela primeira vez o uso da telecolposcopia nos atendimentos da SAS Brasil.
- 1.326 Atendimentos Realizados;
- 367 Pessoas Atendidas;
- 1.001 Beneficiadas;
- 23 Óculos Doados;
- 36 Voluntários.
Mutirão em Santo Amaro – MA
Santo Amaro é uma das cidades com o menor IDH no Maranhão, o estado mais pobre do Brasil. A SAS Brasil chegou na cidade com a Unidade de Telemedicina Avançada no primeiro semestre de 2021 e, desde então têm impactado o acesso à saúde especializada na região.
Entre os dias 9 e 11 de dezembro a startup social chegou à cidade com um grupo de alunos e professores para a primeira ação presencial na cidade. Foram realizados atendimentos de oftalmologia, ginecologia, dermatologia, clínica médica, otorrinolaringologia, nutrição e odontologia.
- 1.083 Pessoas Atendidas;
- 6.574 Pessoas Beneficiadas;
- 1.888 Consultas Totais;
- 1.040 Procedimentos Totais;
- 7 Especialidades Oferecidas;
- 87 Voluntários.
Confira o vídeo das ações neste link.