A endometriose é uma doença desafiadora. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 15% das mulheres brasileiras em fase reprodutiva são acometidas pela doença. Por isso, o Grupo Santa Joana, que conta com os hospitais e maternidades Pro Matre, Santa Joana e Santa Maria, referência no cuidado integral com a saúde da mulher e da gestante, apoia o Curso de Imersão em Cirurgia Robótica com foco na Endometriose. O Curso conta com a organização da RR Médicos Cirurgiões e Cerobótica – Centro de Endometriose & Robótica do ABC.
O curso é destinado para ginecologistas, cirurgiões do aparelho digestivo e coloproctologistas que já possuem a certificação e desejam melhorar sua performance. Também, aqueles que ainda não possuem terão a oportunidade de cumprir os quesitos solicitados para estarem aptos para, posteriormente, pleitearem a certificação. Ao todo serão nove encontros presenciais divididos em três módulos mensais, que incluem aulas teóricas e práticas que serão coordenadas e ministradas por uma equipe de especialistas com vasta experiência em cirurgia robótica para endometriose. Ao longo do curso, os alunos terão a oportunidade de acompanhar cirurgias ao vivo, além do treinamento em simuladores.
“Nossa intenção é proporcionar aos participantes um amplo conhecimento sobre a plataforma robótica e, para isso, projetamos aulas com muita vivência dentro do Centro Cirúrgico, sendo cerca de 70% do curso”, afirma o Dr. Rogers Camargo M. Silva, coordenador do curso e detentor de uma das maiores casuísticas no tratamento da doença por meio da abordagem robótica assistida da América Latina. “Dessa forma, reforçamos a proposta da cirurgia robótica como uma alternativa interessante para a endometriose, principalmente nos casos mais complexos”, completa Silva.
Professores convidados e com ampla experiência em cirurgia robótica participarão do curso. Entre os temas que serão trabalhados estão anatomia do retroperitônio e nervos, diferentes abordagens cirúrgicas para o tratamento da endometriose intestinal, inovações em cirurgias robóticas, entre outros.
“Entre os diferenciais da cirurgia robótica estão a visão tridimensional, o dimensionamento do movimento dentro da cavidade abdominal, a articulação dos braços robóticos e a ausência de tremor – fatores que contribuem para reduzir a complexidade de algumas etapas da cirurgia. Além disso, a intensidade da dor e o período de recuperação da paciente costumam ser menores quando comparados aos tratamentos convencionais”, enfatiza o especialista.
As inscrições para o Curso de Imersão em Cirurgia Robótica com foco na Endometriose podem ser realizadas pelo link: https://gruposantajoana.com.br/ensinoepesquisa/eventos-cientificos/curso-de-curta-duracao-robotica/ e as vagas são limitadas. As aulas serão realizadas no Centro de Estudos e Centro Cirúrgico do Hospital e Maternidade Santa Joana, localizado na localizado na Rua do Paraíso, número 432.