O Hospital Santa Isabel emite, a partir deste mês, pulseiras de identificação para os pacientes internados. As pulseiras são confeccionadas individualmente no momento da internação, com impressão de código de barras e letras à prova de água e outros líquidos, e colocadas no braço do paciente. O uso da pulseira tem o intuito de proporcionar maior segurança ao paciente no atendimento, com identificação e registro do prontuário médico.
Em cada pulseira emitida constam informações do paciente, como nome, data de nascimento, idade, sexo, convênio e número de atendimento, além de um código de barras que armazena dados do prontuário do paciente.
Antes do início de qualquer procedimento, a identidade do paciente é conferida, no intuito de evitar erros decorrentes da confirmação verbal ou mesmo da não identificação do paciente, auxiliando na redução e controle de riscos aos pacientes. A pulseira só é retirada quando o paciente sai do Santa Isabel, após receber alta médica.
A identificação do paciente também é um dos requisitos de Boas Práticas para o Funcionamento de Serviços de Saúde preconizada pela RDC Nº 63, de 25 de Novembro de 2011, que orienta sobre a qualificação, humanização da atenção e gestão, e a redução e controle de riscos aos usuários e meio ambiente.