O Hospital Santa Cruz, localizado em Curitiba, lançou recentemente, o Programa de Avaliação Neurológica (PAN), que consiste em uma avaliação completa da saúde neurológica dos pacientes, com o objetivo de prevenir e detectar precocemente riscos de doenças cerebrovasculares e outras alterações degenerativas ou do comportamento.
De acordo com o hospital, o projeto tem como meta atender pessoas com problemas como noites mal dormidas, dores de cabeça, perda de memória e rendimento.
No entanto, segundo a instituição, para fazer a avaliação não é necessário apresentar qualquer sintoma, pois os exames realizados são de caráter preventivo, como um verdadeiro check up do cérebro.
Além disso, o PAN visa melhorar a qualidade de vida das pessoas a partir da detecção precoce de doenças cerebrovasculares ou outras disfunções cognitivas. Sendo assim, o paciente que recorre ao Programa passa por uma série de avaliações neuropsicométricas (escalas de atenção, memória e humor), exames de EcoDoppler das artérias extracranianas e intracranianas, ressonância magnética do cérebro, Polissonografia entre outros.
Dentre os pacotes do PAN, o mais completo permite a avaliação do sono. Logo, enquanto dorme no hospital, o paciente é monitorado durante seis horas, o que permite identificar distúrbios do sono, como: apneia, ronco, insônia, entre outros, que podem influenciar na produtividade do indivíduo.
Tags