O Hospital Santa Catarina (HSC), de São Paulo, prevê investimentos de aproximadamente R$ 30 milhões para 2011, e a medicina esportiva é uma das áreas chave do planejamento. As especialidades da instituição contempladas no projeto são: cardiologia, reumatologia, pneumologia, neurologia, fisiologia, nutrição, psicologia do esporte, fisiatria e fisioterapia. De acordo com o diretor executivo do hospital, Manoel Ricardo Navarro, o Santa Catarina contará com uma área específica, com profissionais especializados, para atender atletas profissionais e amadores de diversos esportes.

“O objetivo é crescer nesse mercado promissor. E aproveitamos a proximidade com a Copa do Mundo e Olimpíadas para divulgar as ações do Santa Catarina”, disse Navarro.

A entidade participou do Fórum Internacional de Futebol 2010 (Footecon) entre os dias 07 e 08 de dezembro para mostrar aos clubes suas intenções de negócios no segmento.

Intenção do hospital é trabalhar de forma preventiva com os atletas e também realizar tratamentos de curto ou longo prazo. “Quando precisarem de algum cuidado fora do clube como um processo cirúrgico, por exemplo, estaremos preparados para isso”, explicou Navarro.

Segundo o executivo nenhum contrato, até o momento, foi assinado, mas algumas conversas já aconteceram.

Entre as atividades na área de ortopedia já realizadas pelo HSC está a avaliação de 25 jogadores de futebol do Desportivo Brasil, time mantido pela empresa de marketing esportivo Traffic. Além das consultas ortopédicas, os jogadores utilizaram, neste ano, a estrutura do Centro Médico do Hospital Santa Catarina para avaliações cardiológicas e realização de exames de análises clínicas e radiologia. Os atletas atendidos atuam no time Estoril Praia, de Lisboa, que disputou a Segunda Divisão do Campeonato Português.

Além de explorar o potencial de mercado que o esporte oferece, o HSC aproveita também a visibilidade da área. “É uma oportunidade para trabalhar a imagem do Santa Catarina, afinal, o esporte gera mídia espontânea”, afirmou.

*Informações relativas ao valor de investimento foram corrigidas às 17h13 desta quinta-feira (09).

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.