A Santa Casa de Belo Horizonte (BH) investiu R$ 3 milhões no início deste ano para substituir seu sistema interno de gestão. A nova solução, fabricada pela gaúcha CIA Salux, está em fase de implantação. De acordo com o superintendente-geral do grupo de BH, Porfírio Marcos Rocha Andrade, as internações por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) foram escolhidas para estrear a solução devido ao fator crítico da área.

Serão 24 meses até o término da integração das informações dos setores da instituição, exceto a área assistencial. O processo foi iniciado há nove meses. Segundo Andrade, todos os procedimentos relacionados com a internação já passam pelo controle do sistema Salux SX.
“O Objetivo da solução de gestão é produzir informações necessárias e confiáveis em tempo hábil e com custo coerente”, disse Andrade.
A ferramenta cruza dados como: faturamento financeiro, agenda, internação, medicamentos, exames, entre outros. “O diferencial da solução, comparada com a anterior, é que ela pode ser usada por um número ilimitado de usuários, e, ao mesmo tempo”, explicou Andrade.
O gerenciamento hospitalar, segundo o executivo, é responsável pela obtenção de uma visão logística e financeira completa. No caso das internações via SUS, por exemplo, todos os medicamentos e procedimentos feitos geram uma fatura e, consequentemente, a expectativa de uma conta a receber. “Com isso conseguimos otimizar nossos gastos, além de termos um histórico do paciente”, disse.
Expansão
Atualmente a Santa Casa de Belo Horizonte conta com 935 leitos do SUS e pretende, até 2012, chegar a 1085. “Para gerenciar essa atenção à saúde sem uma ferramenta de gestão integrada fica difícil”, enfatizou.
Os 200 funcionários da instituição estão em fase de treinamento. Ainda de acordo com Andrade, este é um processo que demora, pois trata-se de uma mudança de cultura.
Em 2012, com todos os indicadores funcionando, o hospital será capaz de medir a média de permanência do paciente; taxa de ocupação; número de cirurgias, cada tipo e custo; apuração de contas efetivamente faturadas; etc.
Você tem Twitter? Então, siga https://twitter.com/ e fique por dentro das principais notícias do setor.