Nesta quarta-feira, (25), o Laboratório de Microbiologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre inaugura suas novas instalações, no Hospital Dom Vicente Scherer, e apresenta seu serviço aos  hospitais, clínicas e demais empresas e instituições públicas ou privadas que atuam  na área da saúde. 

De acordo com a coordenadora técnica do Serviço, Ivana Gottardo Rocha, o Laboratório de Microbiologia tem o objetivo de realiza variados tipos de análises microbiológicas de controle e validação dos processos inerentes às instituições de saúde, desde o acompanhamento, elaboração de protocolos e realização de exames, para garantir a qualidade dos serviços prestados através da prevenção e agilidade nos diagnósticos.

Entre alguns dos procedimentos que o laboratório pretende realizar na Santa Casa estão a análise das águas (tratadas e não tratadas); da alimentação oral e enteral dos pacientes, de 100% das amostras de leite materno armazenados no Banco de Leite da Santa Casa; monitoramento biológico e ambiental. Estas análises laboratoriais  são necessárias para o controle de qualidade dos processos internos de cada serviço, conforme as legislações vigentes, e também para a renovação do alvará de funcionamento de qualquer serviço de saúde.

Historicamente, a realização e gestão dos exames microbiológicos da Santa Casa estava vinculada ao Serviço de Controle de Infecção da Instituição. Para atender a crescente demanda desse tipo de exames, desde 2005 o Laboratório de Microbiologia passou a ter uma unidade própria junto ao Banco de Pele, agregando também análises microbiológicas de pele, e sempre trabalhando em parceria com todos os setores da Instituição. A média mensal de exames em 2005 era de 400 por mês, e atualmente é de 3.600 exames/mês.