A Santa Casa de São Paulo inaugurou o Centro de Habilidade em Artroscopia, no Departamento de Ortopedia e Traumatologia (DOT). O espaço oferecerá aulas práticas aos residentes sobre o tratamento cirúrgico de Artroscopia (para lesões que atingem as articulações), principalmente dos joelhos e ombros.
O treinamento é feito com peças congeladas de animais, como os membros dos porcos por exemplo. O residente pode aprender na prática como realizar uma cirurgia de artroscopia bem sucedida, sem a chance de prejudicar um paciente caso ocorra algum problema.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte, mais de 5 milhões de artroscopias são realizadas por ano em todo o mundo. No procedimento cirúrgico, é utilizado pelo cirurgião ortopedista um equipamento chamado artroscópio, que contém uma mini-câmera na ponta possibilitando que o especialista veja dentro da articulação.
Além dos joelhos e ombros, a Artroscopia pode ser utilizada para tratar quadril, tornozelos, cotovelos e articulações menores, como mãos e punhos. As lesões dos meniscos, nos joelhos, representa uma das cirurgias ortopédicas mais executadas no mundo.
Segundo a Santa Casa de São Paulo, o DOT realiza 35 cirurgias mensais, sendo 4 por semana somente de joelho, por isso a importância de um Centro de Habilidade de Artroscopia para os 100 residentes que atuam no Departamento.