O Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre (RS) vai adotar o sistema PACS (Picture Archiving and Communication Systems) de gestão de imagens médicas digitais,. Dessas, cinco são especializadas, principalmente nas áreas de clínica médica, cirurgia geral, cardiologia, neurocirurgia, pneumologia, oncologia, pediatria e transplantes.
De acordo com a instituição, a solução permite digitalizar, armazenar e transmitir imagens geradas em qualquer equipamento de diagnóstico por imagem digital, como ultrassonagrafia, endoscopia, tomografia, ressonância magnética, raio-x, mamografia etc.
A solução adotada pelo Complexo Hospitalar foi desenvolvida pela Pixeon e composta por sistemas de gestão, comunicação e processamento de imagens (PACS Aurora), impressão de laudos e exames (Pix Print, Pix Safe) e gerenciamento de laudos (Med Report).
Segundo a Pixeon, para o hospital, adotar esse tipo de tecnologia significa melhorar a qualidade das imagens captadas nos exames, otimizar o trabalho dos profissionais, além de reduzir o tempo de espera para o diagnóstico e despesas operacionais e com insumos
Acredita-se que com o MedReport é possível gerenciar o laudo dentro da instituição, desde sua geração até a digitação, revisão e liberação, pois é o único do país a oferecer controle completo do fluxo do laudo e pesquisa de exames por patologia, que permite otimizar a precisão do diagnóstico. Isso possibilita comparar informações do histórico do paciente com outros exames.
Dados mostram que ele é integrado ao PACS Aurora, que conta com a ferramenta de análise de volume para exames de hipocampo. E permite que seja feito o cálculo de volume sem que o médico tenha que se deslocar a´te uma estação de trabalho.
Segundo a instituição, esse recurso oferece componentes que podem atuar desde a captação,armazenamento e manipulação de exames, até a interpretação, gestão, compartilhamento, comparação de laudos e reconstrução de imagens em duas ou três dimensões (2D ou 3D).
Estima-se que as informações captadas são armazenadas em um único servidor, de onde o conteúdo é distribuído para qualquer ponto, dentro ou fora da instituição.
Sendo assim, as informações captadas são armazenadas em um único servidor que permite que o conteúdo seja  distribuído para qualquer ponto, dentro ou fora da instituição.