A Santa Casa BH se tornou o segundo maior hospital em transplantes cardíacos do Brasil. Foram realizados 31 procedimentos ao longo de 2023, o que dá em média 2,5 cirurgias por mês. O marco representa um recorde anual para a instituição, desde o início dos transplantes cardíacos em 2019.  

O crescimento exponencial do programa de transplante cardíaco da Santa Casa BH é evidente “Quatro anos depois, apresentamos um crescimento de 121,4%. É uma grande conquista e estamos muito orgulhosos. Mais do que números, isso significa que ajudamos a devolver a esperança e a salvar a vida de pacientes com doenças cardíacas graves”, enfatiza o médico coordenador do programa de transplante cardíaco da Santa Casa BH, Silvio Amadeu de Andrade. 

Além dos transplantes cardíacos, a Santa Casa BH participou ativamente da realização de 355 procedimentos, envolvendo outros órgãos sólidos, como rins, fígado e córnea, tecidos, células e medula óssea. 

O coordenador também destaca que os resultados refletem o compromisso contínuo da instituição com a vida e o bem-estar dos pacientes.“O programa de transplante cardíaco da Santa Casa BH foi instituído com o propósito de oferecer um serviço de excelência, sendo referência não só em quantidade, mas principalmente em qualidade. Assim como todo o setor de Transplantes, nosso corpo clínico e assistencial atua de ponta a ponta, desde a efetiva abordagem de familiares de potenciais doadores de múltiplos órgãos internados na instituição, passando pela realização dos transplantes e indo até o acompanhamento dos pacientes por toda sua vida”,  explica. 

Conduzida pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), a avaliação anual posicionou a Santa Casa BH como o segundo maior centro transplantador de Minas Gerais, figurando ao lado de instituições de renome nacional, como o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, em Brasília. O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor) ocupou a primeira posição no ranking. 

Selo Nível A 

A excelência dos serviços de transplante da Santa Casa BH foi reconhecida em 2023 com a concessão do selo Nível A pelo Ministério da Saúde. Esta certificação, a mais alta no Sistema Nacional de Transplantes (SNT), é baseada em indicadores de volume, segurança e qualidade da assistência, visando aprimorar os padrões de controle dos procedimentos. Além disso, a classificação busca estabelecer um financiamento diferenciado para transplantes de órgãos e células, refletindo o desempenho de cada instituição. 

Compromisso com a excelência 

Alinhada ao propósito de manter a excelência em saúde, a Santa Casa BH está empenhada em compartilhar conhecimento e melhores práticas com outros profissionais da área.  

Neste sentido, o hospital ofereceu uma vaga de fellowship em transplante cardíaco, um programa de treinamento especializado com duração de um ano, em colaboração com a Faculdade de Saúde da instituição. Esta iniciativa visa proporcionar aos médicos a oportunidade de aprimorar sua experiência por meio de estágios no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.