O que é mais importante do que a saúde de uma pessoa? Qual é o valor de um filho, de uma mãe, de um pai? A Santa Casa BH acredita e defende que a vida é um bem inestimável. Mas não é somente uma vida ou outra, são todas. Seguindo esse ideal, a instituição anuncia o reposicionamento de marca para toda a sociedade representado pela bandeira “Saúde de ponta para todos”.
A partir de agora, a Santa Casa BH convoca a sociedade para uma causa que é maior que ela própria. Afinal, lutar para oferecer a melhor saúde para quem mais precisa deve ser um compromisso de todos: poder público, empresas, instituições e profissionais do setor, imprensa, influenciadores, personalidades, organizações e demais cidadãos.
É o que explica o provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima. “A saúde é urgente, não pode esperar. Em nossas unidades, atendemos mais de 3,4 milhões de pessoas todos os anos, mas queremos mais, porque ainda existem milhares de pessoas pelo país afora, em filas, esperando por uma assistência de qualidade. É por isso que esse compromisso precisa ser coletivo”, ressalta.
O provedor completa: “somos incansáveis, não nos contentamos com o que ‘dá para fazer’. Não pode ser qualquer saúde, tem que ser de excelência. Por isso, a nossa bandeira e o que vamos sempre defender é a ‘saúde de ponta para todos’”, pontua.
Somos todos um só coração
Para traduzir esse novo tempo , nada mais apropriado do que um símbolo universal de esperança: o coração. A logomarca lançada é retratada em formato “S”, de “Santa Casa BH”, na cor vermelha, e traz duas versões de taglines “Saúde de ponta para todos” e “Para todos desde 1899”.
“O coração é sinônimo de cuidado, saúde e entrega. O “S” forma um coração que pulsa, com um traço apaixonado, original, demonstrando vibração e energia. A cor vermelha reflete a paixão de todos que fazem parte desse movimento, mas também a urgência da saúde, que é a nossa prioridade”, comenta Lima.
O “S” também é desdobrado nas cores roxa, para representar o eixo “Ensino, Pesquisa e Inovação”, e laranja, para o segmento “Assistência Social”.
“Cidade da saúde”
O novo posicionamento da Santa Casa BH foi além da sua nova bandeira e da marca, redefinindo, também, a estruturação de suas unidades, que passaram de seis para dez. Todas elas possuem o coração como logo.
No eixo “Assistência à Saúde”, estão: Hospital de Alta Complexidade 100% SUS Santa Casa BH, Ambulatórios Especializados Santa Casa BH, Instituto de Oncologia Santa Casa BH, Instituto Materno Infantil Santa Casa BH, São Lucas Hospital Particular e Convênios.
O pilar “Ensino, Pesquisa e Inovação” é formado pela Faculdade de Saúde Santa Casa BH, Pesquisa Clínica Santa Casa BH e ÓrixLab Santa Casa BH (unidade de inovação).
Já no segmento “Assistência Social”, fazem parte o Instituto Geriátrico Santa Casa BH e a Funerária Santa Casa BH, que segue com a mesma segurança, qualidade e tradição, porém amplia a sua atuação como Assistência Familiar Santa Casa BH, oferecendo, além de serviços e planos funerários, inúmeros benefícios.
Todas essas unidades formam uma “cidade da saúde” com mais de 100 anos de história e números que impressionam. A Santa Casa BH reúne mais de 8 mil colaboradores e médicos, cerca de 1.200 leitos, 27 salas cirúrgicas, um moderno parque tecnológico, ambulatórios totalmente equipados e um Corpo Clínico de referência nacional. Conta, ainda, com mais de 35 especialidades e realiza, anualmente, mais de 3,4 milhões de atendimentos.
O corpo docente forma profissionais do nível técnico ao pós-doutorado. Já a Assistência familiar Santa Casa BH, primeira funerária da capital, também realiza o sepultamento gratuito de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social, todos os anos.