A instituição transforma-se em Brígida: Medicina e Saúde Mulher, agora atuando com a oferta de consultas, exames e até cirurgias de médio porte em diversas áreas.

Visando oportunizar o atendimento médico humanizado à mulher nas diversas fases de sua vida; desde a juventude, passando pela gestação e chegando à terceira idade; o Hospital e Maternidade Santa Brígida (HMSB) – localizado em Curitiba (PR) – abre um novo Centro da Saúde da Mulher. Em ocasião desta mudança, a instituição passa a se chamar Brígida: Medicina e Saúde da Mulher.

O local, que é conectado ao Hospital, funciona como um centro de especialidades ao bem estar feminino, onde são oferecidos consultas e exames nas áreas de obstetrícia, ginecologia, endocrinologia, uroginecologia, infectologia, mastologia e cirurgias vascular e plástica. Agora, até mesmo cirurgias de médio porte podem ser realizadas na instituição de saúde.

O Dr. Antônio Paulo Mallmann, diretor clínico do Santa Brígida, diz que a ideia da criação de um centro especializado vem em por ocasião da procura das próprias pacientes, que muitas vezes se dirigiam ao hospital de maneira espontânea em busca de um serviço especializado.

“Observamos o quão importante é para a mulher se sentir acolhida. Percebemos que muitas pacientes que procuravam o hospital em situações emergenciais também precisavam de um retorno médico, um local onde não apenas realizasse seus exames, mas que realmente entendesse o que é a saúde da mulher e atuasse na prevenção de doenças”.

O Santa Brígida, fundado há 46 anos e conhecido por realizar o atendimento às gestantes e recém-nascidos na região da Grande Curitiba, harmoniza este novo projeto aos números que compõem a realidade brasileira nos últimos anos, que mostram a mulher cada vez mais preocupadas com seu bem estar pessoal, qualidade de vida e até mesmo com a sua beleza. Segundo dados preliminares do Ministério da Saúde, no país foram atendidas 77 milhões a mais de mulheres que homens em 2019, sendo realizadas 146,1 milhões de consultas de mulheres na Atenção Primária à Saúde, contra 68,8 milhões de consultas de homens. O Paraná teve o registro de 10,6 mil consultas de mulheres e 5,3 mil de homens, além de 600 mil exames de colo de útero, segundo informa o Governo Estadual

“Agora uma paciente que faz seu pré-natal no Brígida, pode voltar para realizar outros procedimentos como, consultas com especialistas ou até mesmo realizar outros procedimentos sejam estéticos ou de saúde” explica Dr. Mallmann.

A equipe é composta por 16 médicos que têm à disposição 5 consultórios equipados, sendo um desses específico para a área de cirurgia plástica. A capacidade mensal do novo centro são cerca 3.200 atendimentos e 1.600 exames preventivos de câncer de colo do útero (papanicolau).