Integrantes da Universidade de Hamburgo, na Alemanha, desembarcam no Brasil em novembro para conhecer o programa de Cirurgia Cardíaca Minimamente Invasiva, desenvolvido pelo Hospital Sancta Maggiore, integrante da rede própria da Prevent Senior.

 A oportunidade surgiu durante a participação do integrante da equipe médica do hospital, Dr. Olívio Souza Neto, no Congresso Anual da International Society for Minimally Invasive Cardiothoracic Surgery (ISMICS), realizado em junho, na Itália. No evento, Dr. Evaldas Girdauskas, Professor de Cirurgia Cardíaca no Centro Médico Universitário de Hamburgo e Médico-chefe do Centro Universitário do Coração, demonstrou interesse em saber mais sobre o programa, chamado internacionalmente de PSDR Protocol (sigla em inglês para pré-operatório, cirurgia segura, alta e reabilitação).

A visita ao Hospital Sancta Maggiore ocorrerá na segunda quinzena de novembro e contará com três especialistas da universidade alemã, que acompanharão o Protocolo PSDR realizado na rede hospitalar própria do plano de saúde.

De acordo com Dr. Olívio, a evolução na Cirurgia Cardíaca Minimamente Invasiva é significativa e muito benéfica para o paciente, com risco de infecção muito baixo e garantia da sua autoestima. No método tradicional, a abertura óssea no peito, necessária para a operação, deixa uma cicatriz extensa, causa mais dores e torna a recuperação lenta. O período de internação é de 7 a 10 dias, com normalização das atividades em 45 dias após a cirurgia, em média. Já no Protocolo PSDR, 70 a 80% dos pacientes recebem alta em até 40 horas, a dor no pós-operatório e a cicatriz são menores e o retorno às atividades cotidianas ocorre em apenas cinco dias após o procedimento.

Na rede própria da Prevent Senior o método evoluiu consideravelmente em virtude dos investimentos feitos e da preparação de uma equipe integrada e comprometida com a excelência em todos os procedimentos.