A mobilidade, o big data, a internet das coisas (IoT), todas essas tecnologias estão impulsionando novas arquiteturas de comunicação. Justamente de olho nessas tendências que o Hospital Samaritano de São Paulo decidiu renovar completamente seu portal – a fim de transformá-lo em uma verdadeira plataforma de interação entre pacientes, médicos e usuários em geral.
Dentre as inúmeras ferramentas, uma chama bastante atenção: o tempo de atendimento, do pronto socorro adulto, infantil e ortopédico disponível no site, praticamente em tempo real. De qualquer plataforma, o paciente pode acessar a informação e, assim, não obter surpresas quanto ao tempo de espera para ser atendido. O tempo informado refere-se apenas aos casos considerados de baixa gravidade. “A transparência foi o que nos levou a colocar esse indicador”, comentou o superintendente comercial, de marketing e desenvolvimento de negócios do Hospital Samaritano de São Paulo, Paulo Ishibashi.
A intenção do Samaritano, segundo Ishibashi, é ser uma instituição de conteúdo, ou seja, que aproveita para compartilhar todo o conhecimento interno produzido, seja ele assistencial, contando com o engajamento de seu corpo clínico, ou social.
O executivo deixa claro que o portal vai muito além de um repositório institucional para uma plataforma de efetiva comunicação e serviços, com interface amigável.
Além da intensa atualização de conteúdo informativo, o paciente consegue verificar não só o resultado de exames, como as imagens, quando houver, preencher solicitações de consultas e exames, entre outras. “Essa ferramenta facilita muito para o médico no consultório” diz Ishibashi, ressaltando ainda que o hospital é o primeiro da América Latina a operar a ferramenta de CRM Sales Force na sua total capacidade. “O novo portal, sistemas de exames, formulários, tudo está sendo controlado pelo Sales Force”.