O Hospital Samaritano de São Paulo inaugurou nesta segunda-feira (20) o seu Núcleo de Ortopedia e Traumatologia, que contempla uma equipe médica integrada desde o atendimento no pronto-socorro, passando pelas consultas ambulatoriais, exames diagnósticos, cirurgias, internação e reabilitação.
Segundo o Superintendente Corporativo da Instituição, Luiz De Luca, o Hospital Samaritano é um hospital geral que possui núcleos de especialidades, como ortopedia, oncologia, cardiologia, pediatria e neurologia. ?Nosso foco é formar núcleos especializados nas áreas nas quais já somos referência, para prestar um atendimento global. Os pacientes poderão realizar todo diagnóstico, tratamento e acompanhamento dentro do Samaritano?, explica.
A equipe médica é composta por ortopedistas de diversas especialidades como joelho, quadril, mão e membros superiores, coluna, ombro, pé, infantil, trauma do esporte e oncologia ortopédica, que estão disponíveis 24 horas por dia. ?Profissionais com extenso conhecimento sobre a área lesionada realizam melhor diagnóstico e tratamento?, explica o Superintendente Médico do Hospital Samaritano, Luiz Eduardo Bettarello.
Medicina Esportiva
Segundo a entidade, o núcleo está apto a realizar procedimentos de alta complexidade e técnicas minimamente invasivas. O atendimento para atletas profissionais e para aqueles que buscam praticar esporte para melhorar a qualidade de vida será realizado por médicos especialistas em trauma do esporte. Esta especialidade trata especificamente de lesões esportivas, como as tendinites de cotovelo em tenistas, as lesões de ombro em arremessadores, as de joelho de saltadores, das provocadas em jogos de futebol, entre outras.
Em 2011 o Samaritano inaugurou um Centro Cirúrgico, composto por 10 salas, e um Centro de Medicina Diagnóstica que possui exames de imagem para o diagnóstico de lesões ortopédicas, como tomografia computadorizada (TC) de multicanais, ressonância magnética (RM) 3.0 Tesla, Raios-X digital (CR), equipamentos de ultrassonografia (US) e medicina nuclear (cintilografia).
A Instituição também possui pronto-socorro ortopédico adulto e infantil, com atendimento 24 horas, além de atendimento fisioterápico e de reabilitação para pacientes internos e externos.