O Hospital Samaritano de São Paulo acaba de lançar dois Centros com serviços inovadores na área de Neurologia: o Centro de Atenção a Memória e o Centro de Atenção e Reabilitação em Trauma Cranioencefálico (TCE). Sob o comando do neurologista Renato Anghinah, os novos Centros disponibilizam equipes multidisciplinares para tratar especificamente alterações neurológicas relacionadas à memória e oferecer uma recuperação cognitiva de pacientes com lesão cerebral causada por trauma.

O Centro conta com o check-up da memória, que realiza uma avaliação neurológica, possibilitando a melhor conduta para cada paciente, com maior brevidade. O check-up da memória está disponível em dois módulos: para pacientes jovens e adultos com distúrbios cognitivos e para pessoas idosas funcionalmente ativas.

s alterações de memória, por exemplo, tornam-se mais constantes à medida que a população envelhece. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 50 anos a população de idosos no país mais que dobrou, passando de 4,7% da população para 10,8% (20,5 milhões de pessoas).

Estatísticas referentes à lesão cerebral após Trauma Cranioencefálico também assustam. No Brasil, cerca de 500 mil pessoas são hospitalizadas anualmente. Do total de casos de TCE, cerca de cem mil pessoas morrem poucas horas após o evento e entre 70 e 90 mil evoluem para uma perda de alguma função neurológica, como limitações motoras e na fala. Distúrbios de memória

Reabilitação Cognitiva Pós-TCE

O Centro de Atenção e Reabilitação em Trauma Cranioencefálico oferece um tratamento dentro do conceito de reabilitação cognitiva, uma área de atuação interdisciplinar que busca a inclusão do paciente na sociedade, tendo como meta a maior recuperação possível para cada caso.

A reabilitação cognitiva pode ser feita através de medicamentos ou por um acompanhamento profissional especializado. Como alterações pós-traumáticas, o neurologista cita as de funções executivas (função no cérebro responsável por organizar a execução de tarefas), memória, atencionais, distúrbios no sono, linguagem, entre outros.