O Hospital Samaritano de São Paulo acaba de conquistar sua terceira Reacreditação pela Joint Commission International (JCI) – órgão certificador de padrões de qualidade para instituições de saúde. O hospital completa 120 anos em 2014, e por isso a conquista está sendo comemorada como parte das celebrações de aniversário.
Segundo Luiz De Luca, superintendente corporativo do Samaritano, a certificação transmite segurança para os pacientes, e reacreditação reforça a posição do hospital como centro hospitalar de excelência.
A primeira Acreditação do Hospital Samaritano foi obtida em 2004, sendo o segundo hospital geral privado em São Paulo e o terceiro do Brasil a ser reconhecido. O processo de obtenção seguiu um planejamento estratégico iniciado em 2000, com o foco em segurança assistencial, uniformidade no cuidado, direitos e deveres dos pacientes e indicadores de performance. Em 2007 e 2011 a instituição teve a certificação renovada.
O Hospital Samaritano de São Paulo também é reconhecido pelo Ministério da Saúde como um dos seis hospitais de Excelência do País, desde 2008.
O Complexo Hospitalar do Samaritano conta com 19 andares, 313 leitos de internação e Unidade de Terapia Intensiva, além de um Centro Cirúrgico com 16 salas para a realização de procedimentos de alta complexidade. Em 2013, foram realizados mais de 140 mil atendimentos de emergência nos prontos-socorros, 12 mil cirurgias e quase dois milhões de procedimentos diagnósticos.