O SalomãoZoppi Diagnósticos (SZD) inaugura nesta quinta-feira (8/05) um Centro de Estudos e Pesquisa para formação e capacitação de médicos e outros profissionais da saúde ligados à área de diagnósticos. O Histórico de exames realizados pelo laboratório nos seus 30 anos de atividade serão compilados para dimensionar incidência de doenças na população.
Além dos 150 médicos colaboradores do SZD, o Centro também oferecerá cursos gratuitos para profissionais ligados a hospitais, centros universitários e clínicas particulares. Com o novo projeto, o SalomãoZoppi espera atender cerca entre 500 e 1000 mil profissionais até o final do ano.
De acordo com coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisa SalomãoZoppi, Adriana Campaner, o objetivo da iniciativa é reciclar o conhecimento dos médicos e apresentar aos profissionais novas tecnologias de diagnósticos que vem promovendo mudanças nos protocolos de tratamento de diversas doenças. Os cursos serão gratuitos, excepcionalmente o Centro de Estudos do SZD pode exigir algum tipo de contribuição simbólica dos médicos para fins sociais.
A médica explica, ainda, que o SZD pretende compartilhar conclusões sobre as mais variadas doenças, extraídas das estatísticas, baseadas no histórico do laboratório. ?Temos um banco de dados precioso que pode ajudar muito no conhecimento sobre as enfermidades, a começar pela incidência, tipos mais comuns, casos complexos, entre outras questões?, conclui.
O primeiro curso ministrado pelo Centro de Estudos, nesta quinta, será sobre o Papilomavírus Humano, o HPV. A doença foi alvo de uma campanha governamental de imunização. Do ponto de vista do diagnóstico, muitas inovações têm surgido nessa área e pretende se discutir também o HPV masculino.
Atualmente o laboratório, criado em 1979 pelos médicos patologistas Luis Salomão e Paulo Zoppi, conta com seis unidades na capital paulista: Portal do Morumbi, Ibirapuera, Moema, Panamby, Paraíso e Tatuapé.
Tags