A partir de outubro, a maioria dos procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) exigirá o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Em 2001, a previsão é de que até as consultas básicas serão realizadas por meio do registro do cartão.
e receba os destaques em sua caixa de e-mail.
A nova portaria do Ministério da Saúde, datada de 12 de agosto de 2010, orienta que todas as secretarias de saúde dos estados e dos municípios cadastrem em seus sistemas o número do CNS de todos os usuários do SUS.
Segundo a coordenadora de Sistemas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Shirlei Maria Daniel, a maioria dos usuários da rede pública já possui o cartão, porém ele não está registrado no sistema da secretaria.
“Para se ter uma idéia, de janeiro de 2009 a agosto de 2010, quase 500 mil pessoas foram atendidas na rede e 204 mil delas não tinham o registro do cartão e para os próximos meses temos 19 mil pessoas agendadas para consultas e elas também não registraram o CNS”, disse Shirlei.
*Com informações da EPTV Notícias
Você tem Twitter? Então, siga https://twitter.com/ e fique por dentro das principais notícias do setor.
Saúde exige cartão do SUS nos atendimentos em outubro
CNS precisa ser registrada no sistema municipal. Em 2011, a previsão é de que até as consultas básicas sejam realizadas com o documento
Tags