Nos meses mais quentes do ano, o uso de roupas leves faz com que certas partes do corpo feminino fiquem expostas, exigindo atenção redobrada das mulheres com relação aos pelos que insistem em aparecer. Para garantir uma pele saudável e bonita, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente, na escolha do método de depilação adequado para cada tipo de pele e também nas diferentes regiões do corpo.

Segundo a dermatologista credenciada da Paraná Clínicas, Cristhiane Likes Mischiatti, algumas regiões do corpo merecem cuidados especiais. “A face deve ter sempre uma atenção redobrada, e nesta região são mais indicados métodos menos agressivos por diminuírem os riscos de alergia e manchas”, recomenda.

“A depilação a laser trouxe diversos benefícios para esta área em especial, porém, sua aplicação deve ser iniciada apenas após a análise de um dermatologista, pois alguns tipos de pele apresentam contraindicações a esta modalidade de depilação”, alerta, lembrando que “as pessoas com vitiligo ou câncer de pele devem evitar a depilação a laser por ainda não se saber ao certo se tal técnica poderia mudar o curso da doença”, completa.

A dermatologista recomenda também alguns cuidados especiais para pessoas com algum tipo de dermatite ou eczema na hora de depilar. “Qualquer que seja o método escolhido, cera, lâminas ou laser, devem sempre evitar qualquer tipo de escoriação nessas áreas. O ideal é sempre tratar primeiro o eczema para depois depilar-se”, aconselha.

Atualmente existem diversos métodos para acabar com os pelos, da tradicional lâmina aos mais sofisticados. Escolha o seu:

Lâmina

A depilação com lâmina é o tipo de depilação mais comum, e tem as vantagens de ser mais prática, rápida e, econômica. Entre as desvantagens, estão a rapidez do crescimento dos pelos e a possibilidade de encravar o fio, além de poder ocasionar irritação e cortes.

Cera fria

A depilação com cera fria é mais econômica e pode ser aplicada em casa. Costuma doer mais, pois arranca os pelos pela raiz. Em compensação, os pelos demoram mais a crescer e é incomum a depilação resultar em irritação na pele, mas os pelos podem encravar se puxados na direção oposta do fio.

Cera quente

Deve ser realizada por profissionais para evitar o risco de queimaduras, mas existem aparelhos modernos que ajudam a realizar a depilação de forma prática e rápida. Dói menos porque o calor dilata os poros e facilita a saída dos pelos. No entanto, pode aumentar problemas com vasinhos e varizes, por causa da temperatura. Por dilatar os poros, permite retirar pelos mais curtos.

Cremes

Os cremes depilatórios são caros, pois costumam durar pouco. É um método indolor, porém, os pelos crescem mais rapidamente do que quando retirados com cera. Outra desvantagem é que pode provocar irritação na pele se a pessoa for sensível a algum dos princípios da fórmula.

Laser

Este método é o mais caro, mas possui vantagens, como a demora do pelo em nascer depois das sessões, sendo necessárias apenas manutenções anuais. Este método destrói o folículo, que é matriz do pelo, impedindo-o de crescer novamente. Algumas pessoas podem ser sensíveis ao método.

Máquina

Retiram o pelo pela raiz e é um método duradouro e econômico, pois depois do investimento inicial não demanda mais dinheiro. No entanto, é um método mais doloroso, como a cera fria.