Otorrinolaringologista do Hospital Paulista alerta para os cuidados durante os agitos
Durante as folias de Carnaval é comum as pessoas ficarem roucas, isso porque, nesta época de festividade, os foliões acabam forçando suas cordas vocais, sem se darem conta. É importante adotar algumas medidas preventivas para cuidar da voz e garantir muito agito sem preocupações com a saúde.
O dr. Alexandre Minoru Enoki, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, explica que, costumeiramente, as músicas estão sempre com um volume muito alto e os foliões elevam naturalmente o tom de voz para conversar. Outros mais animados começam a cantar e até a gritar, sem nenhum tipo de orientação, o que pode acarretar inflamação das cordas vocais e favorecer a formação de lesões como nódulos ou pólipos.
É fácil perceber os sintomas do problema. Normalmente, surge uma dificuldade de falar, o tom da voz muda e ela acaba soando fraca, ofegante, estridente ou áspera. Para o especialista, nestas ocasiões, a melhor maneira de prevenir a rouquidão é sempre ingerir líquidos e não exagerar no esforço das cordas vocais.
Ainda segundo o otorrinolaringologista, essas alterações nas pregas vocais podem levar à rouquidão de instalação súbita ou progressiva, com duração que pode variar de dias até permanente. O tratamento destas alterações na voz pode consistir em simples repouso vocal, com alguns medicamentos ou, eventualmente, necessitar de cirurgias.
“Esses cuidados preventivos, como ingestão de água e evitar abuso vocal, podem ajudar na diminuição da agressão nas pregas vocais, geralmente melhorando a qualidade da voz”, explica o Dr. Enoki.