Cirurgiã-dentista formada na turma de 1988 da Universidade de São Paulo – onde hoje é professora de Odontopediatria e pesquisadora na área de Telessaúde e Teleodontologia, a primeira-dama de São Paulo, Ana Estela Haddad, vai passar o sábado (1º/2) dando um ‘rolezinho’ no 32º CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo. O evento, que é promovido pela Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, teve início na quinta (30) e segue até amanhã (2) no Expo Center Norte.

“Quero parabenizar a organização do evento primeiramente pela programação diversificada e ampla, contemplando tanto a parte clínica como hospitalar, de recursos humanos e políticas públicas, entre outros. Também a quantidade de adesões surpreende, já que mais de um terço dos cirurgiões-dentistas de todo Brasil estão inscritos no congresso (102 mil inscrições de um universo de 220 mil cirurgiões-dentistas). Isso é uma amostra importante da excelência da Odontologia brasileira e tenho orgulho de fazer parte desse esforço para melhorar a saúde bucal da população”, diz Ana Estela – que segue, neste sábado, participando de compromissos relacionados à Saúde Pública.

Ao longo do dia, acontece o Projeto Saúde Coletiva. Representantes de todas as entidades nacionais da Odontologia estarão presentes à primeira mesa de debates, que acontece entre 10h e 13h, a fim de avaliar a conjuntura atual e discutir os avanços necessários à Política Nacional de Saúde Bucal. Já na segunda mesa de debates, que acontece das 14h às 18h, representantes do Ministério da Saúde (Gilberto Pucca), do Conselho Estadual e Municipal de Saúde, de organizações sindicais e movimentos sociais vão confrontar as necessidades da população em termos de Saúde Bucal com as medidas governamentais que vêm sendo implementadas, apontando novos rumos.

De acordo com Helenice Biancalana, diretora do departamento de prevenção da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), o objetivo principal do projeto é aproveitar o maior congresso de Odontologia da América Latina para proporcionar um diálogo saudável entre sociedade e governo, promovendo melhorias em termos de prevenção e tratamento odontológico para a população.