Nesta quarta-feira (26) será inaugurada em Fortaleza, no Ceará, um núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), projeto coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e integrado ao programa Telessaúde Brasil Redes. O beneficiado será o Hospital de Messejana (HMS).

Com a inauguração, a Rute passará a ter 92 núcleos inaugurados e em operação em hospitais universitários e de ensino do Brasil. A iniciativa conecta mais de 150 hospitais universitários e de ensino. Até o fim de 2014 serão implantados outros 17 núcleos de telemedicina, alcançando 108.

A Rute apoia ainda a realização de vídeo e webconferências, análise de diagnósticos, segunda opinião formativa e educação permanente entre hospitais universitários e universidades, através da RNP. Também permite a integração dos núcleos com secretarias estaduais e municipais de saúde, unidades básicas de saúde e hospitais do interior.

Qualificada como Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial da RNP, que conta também com a participação dos ministérios da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC).