A norte-americana Ricoh Americas Corporation, pertencente ao grupo japonês Ricoh, que desenvolve soluções de impressão, anunciou uma parceria com a InterSystems com o objetivo de aprimorar o fluxo de trabalho, reduzir custos e melhorar o atendimento ao paciente. Ambas estiveram na conferência anual HIMSS 2014 (Healthcare Information and Management Systems Society) nesta semana, em Orlando (EUA).
Do lado da InterSystems está a plataforma HealthShare, que promove a interoperabilidade entre informações hospitalares ou redes de saúde e, do outro, a tecnologia Ricoh vai auxiliar com soluções tecnológicas interoperáveis para melhorar o gerenciamento de informações clínicas. De acordo com Vice-Presidente do setor de Saúde da Ricoh Américas, Patrick Braun, o negócio traz agilidade para a captura de dados não estruturados no momento do atendimento e para o tratamento inteligente das informações, garantindo o compartilhamento seguro dos dados entre os profissionais. ?Para muitas organizações de saúde os dados não estruturados continuam a ser um obstáculo para a interoperabilidade e para a automação dos processos de trabalho. ?Através da parceria, fazemos com que a informação trabalhe em prol dos nossos clientes de saúde, de forma global?, disse, em comunicado.
Durante a HIMSS foi apresentada uma solução que permite aos médicos fotografar uma lesão de um paciente recém-admitido e, automaticamente, inserir essa imagem no Prontuário Eletrônico (PEP) de Saúde (EHR). Antes de tirar a foto, o médico terá que usar a Ricoh Healthcare Camera para escanear a identificação encontrada no código de barras na pulseira do paciente e adicionar informações para descrever a lesão. Essas observações podem incluir termos definidos pelo usuário, como ?laceração? e ?perna esquerda?, dados que o médico pode colocar automaticamente, e até mesmo gravações de voz. De maneira wireless, a foto e a informação são anexadas no PEP.
No cenário de imagens, o HealthShare integra a câmera, o EHR e a tecnologia Ricoh, empregando os padrões do setor clínico, não limitado a: Health Level Seven International (HL7), Xtensible Markup language (XML) e outras normas da Integrating Healthcare Enterprise (IHE) ? padrões de perfil para a troca de informações de saúde entre diferentes dispositivos, sistemas e organizações.