Nos dia 09 e 10 de abril a cidade de Ribeirão Preto recebe a Jornada de Atualização em Arritmias Cardíacas da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), dentro das atividades de seu Programa de Educação Continuada (PreCon), voltado a médicos clínicos e cardiologistas, residentes e estudantes de medicina.
O evento contará com miniconferências, sessões científicas, discussão interativa de casos e painéis expositivos, com conteúdos de grande relevância para especialistas e leigos.
Dentre alguns dos destaques da Jornada, estão temas como: “Insuficiência Cardíaca e Morte Súbita: críticas às recentes evidências”; Cirurgia não cardíaca para portadores de arritmias cardíacas; e Prática esportiva nos portadores de arritmias ventriculares.
Mais informações sobre o programa e inscrições podem ser obtidas no site da Sociedade (www.sobrac.org).
Arritmia e Morte Súbita
Estima-se que 212 mil pessoas sejam acometidas de morte súbita a cada ano no Brasil, e a principal causa desta ocorrência se dá por problemas cardiovasculares, como enfarte, acidente vascular cerebral (AVC) e parada cardiorrespiratória.
As arritmias cardíacas respondem a 90% dos casos, segundo o estudo de 2009, encomendado pela SOBRAC e pelo DECA (Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular), com base em dados oficiais do Ministério da Saúde referentes a 2007.