A Central de Laudos da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) renovou sua certificação ISO 9001, que atesta a gestão de qualidade dos seus processos, assegurando a confiabilidade das informações fornecidas aos pacientes. Esta é a segunda acreditação na norma, sendo a primeira conquistada em 2020 e validada anualmente. A norma avalia itens fundamentais da rotina da FIDI, como contexto da organização, liderança, planejamento, apoio, operação, avaliação de desempenho e gestão de melhoria.
Impacto da certificação na qualidade dos serviços
“A ISO 9001 é uma acreditação internacional que verifica a padronização e a qualidade dos processos. Em uma empresa de diagnóstico por imagem com essa acreditação, entende-se que todo o desenvolvimento dos laudos até a sua entrega aos pacientes está em conformidade com o exigido pela norma. Somos acreditados ininterruptamente desde 2020, com renovações periódicas para obter certificados com validade de dois anos”, ressalta Vanessa Carvalho, superintendente de Operações da FIDI.
A jornada da FIDI até a certificação ISO 9001 envolveu a revisão do processo de telerradiologia, após a contratação de consultoria especializada. Posteriormente, todos os processos da central de laudos foram alinhados para a etapa final de avaliação externa. “A certificação é um diferencial competitivo para a FIDI e garante a qualidade para os clientes, impactando positivamente todas as unidades de atuação da empresa”, reforça Vanessa Carvalho.
Ela acrescenta a importância de ver as certificações não apenas como um objetivo final, mas como um processo contínuo de aprimoramento. “É a chave do sucesso para qualquer empresa que deseje oferecer o melhor em cuidados de saúde”, afirma. Em longo prazo, a certificação também pode abrir portas para novas oportunidades de mercado e parcerias, consolidando ainda mais a reputação da FIDI no competitivo setor de saúde.
Aumento da telerradiologia
A FIDI tem trabalhado para ampliar o alcance da telerradiologia. Atualmente, 76% dos resultados de exames emitidos pela FIDI utilizam essa tecnologia. Os exames de ultrassonografia, porém, não podem usar esse recurso, pois são realizados pelo médico in loco. A FIDI emite laudos de exames de tomografia computadorizada, ressonância magnética, raios-x, mamografia e densitometria óssea por telerradiologia. O objetivo da empresa é aumentar anualmente a capacidade de laudos emitidos por telerradiologia em 1%, ultrapassando os atuais 14 mil por dia.